Santo André Esporte

Jogos Escolares de Santo André encerram 52ª edição

Competição reuniu mais de 7 mil atletas na disputa de 14 modalidades

  • Data: 09/11/2023 19:11
  • Alterado: 09/11/2023 19:11
  • Autor: Guilherme Menezes
  • Fonte: PSA
jogos-escolares-destaque

Crédito:Alex Cavanha/PSA

Os Jogos Escolares de Santo André terminaram oficialmente nesta quinta-feira (9) com cerimônia realizada no Bristol Santo André Hotel. A competição chegou neste ano à sua 52ª edição e foi disputada entre agosto e outubro. Participaram mais de 65 escolas e um total de cerca de 7,2 mil alunos, de 8 a 17 anos.

“Vencer ou perder faz parte do esporte, porém o mais importante, sem dúvidas, é a participação, a relação de competição de forma saudável, cuidando da saúde, do crescimento e colhendo ensinamentos. A gente acredita muito na ferramenta do esporte para transformar vidas. Os Jogos Escolares são a síntese dos valores que o esporte traz, sobretudo no âmbito social, mais do que no lado competitivo. Esta marca de 52 edições mostra a força das tradições que temos em Santo André e queremos continuar resgatando estes bons momentos para os andreenses”, afirma o prefeito em exercício Luiz Zacarias.

Os estudantes competiram em 14 diferentes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, skate, vôlei e xadrez.

O colégio Singular conquistou pela sétima vez consecutiva o título, demonstrando mais uma vez sua força esportiva na revelação de novos talentos. Na segunda colocação ficou o colégio Etip, seguido do Arbos, São José e Objetivo. 

A melhor escola municipal na classificação foi a Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro e a melhor colocada entre as estaduais foi a Escola Estadual Professor Rubens Moreira da Rocha. Também recebeu uma premiação especial a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), mostrando que a inclusão é um dos fatores mais importantes do esporte.

“Esta é a nossa ‘Olimpíada Infantil’, repleta de talentos. O esporte é o melhor caminho para a saúde. Quando eu era criança me lembro de ter disputado e sonhado com aquele momento. É importante termos as diferentes modalidades nas escolas, fomentando os esportes para todas as idades. Esse é o legado que estamos deixando em Santo André”, diz o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.

A abertura do evento foi realizada em agosto, em uma grande festa no Ginásio Lais Elena Aranha da Silva, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. O evento contou com casa cheia, apresentações de música e dança, e a participação de diversos alunos e professores.

Os Jogos Escolares 2023 percorreram diversas praças esportivas, como a sede da Assajea (Associação de Amigos do Jardim do Estádio e Adjacências), Associação dos Servidores do Semasa, Clube Atlético Aramaçan, Lírios de Ouro, Faculdade Medicina do ABC, Primeiro de Maio Futebol Clube, Sesi e Sociedade Amigos do Bairro Cidade São Jorge.

Compartilhar:
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA



  • Data: 09/11/2023 07:11
  • Alterado: 09/11/2023 07:11
  • Guilherme Menezes
  • PSA







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados