Santo André Cultura

Jardim Santo André recebe sarau de samba e poesia neste sábado

Atividades fazem parte do projeto Ação Territorial, que promove série de atividades culturais gratuitas

  • Data: 17/11/2023 13:11
  • Alterado: 17/11/2023 13:11
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: PMSA
samba

Crédito:Alex Cavanha/PSA

O Jardim Santo André recebe neste sábado (18), a partir das 10h, a primeira edição do “Nas Várzeas da Poesia – Sarau de Samba e Poesia”, um encontro que pretende agregar várias expressões artísticas, além de celebrar sambistas, ritmistas, jogadores, escritores e poetas para contribuir com o acesso à cultura popular. 

O sarau, uma das atividades realizadas por intermédio do projeto Ação Territorial, é organizado pelo Coletivo Samba e Futebol Vila Suíça, e acontece na sede da Sociedade Amigos da Vila Suíça, na Rua Galiléia, 66. O encontro terá mais uma edição no dia 16 de dezembro, no mesmo horário. Não é necessário fazer inscrições e a atividade é gratuita. 

O projeto Ação Territorial é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo André que tem como objetivo o mapeamento, a articulação e o fortalecimento de redes culturais nos territórios da cidade através da execução de projetos colaborativos. 

O projeto atua, ainda, em conjunto com outras secretarias, como a de Assistência Social, de Saúde e de Desenvolvimento e Geração de Emprego para a realização de ações voltadas para proporcionar cultura, oportunidades e desenvolvimento nas comunidades. 

Programação – O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Recreio da Borda do Campo, abriga, a partir de quarta-feira (22), a Oficina de Cultura Digital. 

Ministrada pelo educador digital Pedro Yukio Lima Sekiya, a atividade visa facilitar aos participantes o acesso às interfaces de aplicativos e sites e criar conteúdo para redes sociais. Os encontros prosseguem às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, até 13 de dezembro. Indicação: 16 anos. O endereço do Cras é Rua Arara Azul, 1.705, no bairro Recreio da Borda do Campo. 

Na quinta-feira (23), das 14h às 16h30, o Cras Recreio da Borda do Campo receberá a artesã Josefina dos Santos Mota, do Coletivo Fazendo Arte com Carinho, para a oficina Nas Bordas da Criatividade, focada no aprendizado do bordado e outras técnicas de artesanato que se inserem na dinâmica de economia cultural e solidária. Os encontros serão sempre às quintas-feiras, às 14h, até 14 de dezembro. Indicação: 16 anos. 

Na terça-feira (21), às 19h, a oficina No Coração do Território – Capoeira do Mestre Bambu, será realizada na Rua Rio Candeias, 265, no Parque Miami, com Nelson Donizeti Gomes de Oliveira, o Mestre Bambu. A capoeira, expressão artística e cultural brasileira que combina dança, música e luta, será o tema dos encontros. Revestida de tradição, seus saberes são transmitidos pela oralidade dos mestres para os aprendizes. Os encontros serão sempre às terças-feiras, às 19h, até 12 de dezembro. 

A programação segue no sábado, dia 2 de dezembro, às 9h30, quando o produtor cultural e guia de turismo Neri Silva Silvestre realizará o Roteiro Cultural da Periferia, acompanhando os participantes pelo Jardim Santo André.  

O roteiro compreende a visita à sede da Sociedade Amigos da Vila Suíça, apresentação de documentário sobre a bateria Ritimonstro, roda de conversa com diretores do time de várzea da Vila Suíça, oficina cultural e apresentação de samba com Mestre Nunuca e convidados. A atividade visa destacar as potências do território e valorizar os fazeres artísticos da comunidade local. O endereço é Rua Galiléia, 66, no Jardim Santo André. 

As inscrições para todas as oficinas serão realizadas no primeiro dia de cada atividade, no local. 

Serviço

Atividades do projeto Ação Territorial

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na hora da atividade 

Nas Várzeas da Poesia – Sarau Cultural de Samba e Poesia

1ª edição: 18/11 (sábado), às 11h

2ª edição: 16/12 (sábado), às 11h

Local: Sociedade Amigos da Vila Suíça
Endereço: Rua Galiléia, 66 – Jardim Santo André 

Oficina de Cultura Digital no Recreio da Borda, com Pedro Yukio Lima Sekiya

Início: 22/11 (quarta-feira), das 8h30 até as 11h30, encontros de segunda e quarta-feira, das 8h30 até as 11h30, até 13 de dezembro

Local: Cras Recreio da Borda do Campo

Endereço: Rua Arara Azul, 1.705 – Recreio da Borda do Campo

Indicação: 16 anos 

Oficina Nas Bordas da Criatividade, com Josefina Santos Mota

Início: 23/11 (quinta-feira), das 14h às 16h30, encontros às quintas-feiras, às 14h, até 14/12

Local: Cras Recreio da Borda do Campo

Endereço: Rua Arara Azul, 1.705 – Recreio da Borda do Campo

Indicação: 16 anos  

Oficina No Coração do Território – Capoeira do Mestre Bambu

Início: 21/11 (terça-feira), 19h, encontros às terças-feiras, às 19h, até 12 de dezembro

Endereço: Rua Rio Candeias, 265 – Parque Miami 

Roteiro Cultural da Periferia – Jardim Santo André

Data: 2/12 (sábado), das 9h30 às 17h

Local: Sociedade Amigos da Vila Suíça

Endereço: Rua Galiléia, 66 – Jardim Santo André

Compartilhar:

  • Data: 17/11/2023 01:11
  • Alterado: 17/11/2023 01:11
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados