IV Festival Mário de Andrade começa nesta sexta (15)
Evento, gratuito, é realizado pela Prefeitura de SP na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro da capital, até domingo (17)
- Data: 13/11/2024 09:11
- Alterado: 13/11/2024 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
IV Festival Mário de Andrade - 100 anos de Surrealismo
Crédito:Prefeitura de SP
Cinema, performances, shows e exposições fazem parte do IV Festival Mário de Andrade, realizado pela Prefeitura de São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta a domingo, celebrando os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, do escritor francês André Breton. É o Manifesto Surrealista que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.
O festival será realizado na Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública do Estado de São Paulo e a segunda maior do país, e pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. Para isso, logo na mesa de abertura, a poeta Leila Ferraz, participante ativa do movimento surrealista em São Paulo, protagoniza um debate ao lado da poeta e pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, uma das referências no campo.
A programação completa do IV Festival Mário de Andrade está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura.
O surrealismo inspira o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia – que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington -, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival. Veja mais aqui.
A Biblioteca Mário de Andrade fica na Praça D. José Gaspar, na Rua da Consolação, 94, Centro. O local está perto dos metrôs Anhangabaú e República e é atendido por várias linhas de ônibus municipais.