São Paulo Cultura

Itaú Cultural lança guia de aplicação para projetos culturais e criativos

Disponível virtualmente, o manual apresenta a metodologia e o processo de sua construção, a fim de instrumentalizar artistas, produtores e gestores culturais.

  • Data: 18/10/2023 16:10
  • Alterado: 18/10/2023 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Julio Moura lança em São Paulo ‘Pelas ruas que andei’

Crédito:Reprodução

O Itaú Cultural disponibiliza a partir do dia 23 de outubro (segunda-feira), em seu site www.itaucultural.org.br, o manual O Valor da Cultura: rumo a uma nova narrativa. Desenvolvido desde 2018, a pesquisa foi conduzida pelos professores Paul Heritage e Leandro Valiati, da People’s Palace Projects do Brasil. O guia tem como objetivo repensar as estruturas tradicionais de mensuração do valor da cultura, utilizando referências dos campos social, artístico e econômico. 

A pesquisa contribui para a criação de uma narrativa que complementa os dados produzidos pelo PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Culturais (Ecic), e demonstra o valor da cultura para além de medidas exclusivamente econômicas ou quantitativas. Assim, incorpora outras dimensões que evidenciam como a cultura é capaz de alterar, de forma significativa, os envolvidos com ela, seja como realizadores ou consumidores. 

Nele, o leitor tem acesso à metodologia, aos indicadores propostos e ao processo de elaboração do próprio manual, feito em conjunto com as organizações e os agentes criativos parceiros desses indicadores. Com esses dados, a ideia é ampliar o diálogo a respeito do que se tem realizado e oferecer ferramentas acessíveis para avaliar o impacto do trabalho na área cultural e apresentar os resultados em linguagem compreensível e intercambiável entre contextos diversos.

Processo 

Para chegar à metodologia encontrada no guia, em um primeiro momento, a pesquisa foi cocriada junto a cinco projetos selecionados na edição 2017-2018 do Rumos Itaú Cultural: Editora e Gráfica Heliópolis e Hip Hop Caboclo, ambos de São Paulo (SP), Grupo Ninho, do Crato (CE), Verdevez, de Teresina (PI) e Retratistas do Morro, de Belo Horizonte (MG). O resultado desta fase foi uma série de indicadores construídos conjuntamente. 

Em um segundo estágio, a pesquisa foi aprimorada e validada em 2022, com 19 projetos da edição 2019-2020 do programa de fomento à cultura e às artes brasileiras da do Itaú Cultural. Entre eles, 10 Desertos de Erros, de Porto Alegre (RS), A Voz da Esperança, de Teresina (PI), BREU, de Salvador (BA), Cinemáquina: Memória em movimento, de Aracaju (SE) e Publicação do primeiro dicionário bilíngue Kaiowá-Português-Kaiowá, de Belo Horizonte (MG). Neste processo, foram discutidos instrumentos de pesquisa e de coleta de dados, bem como os indicadores resultantes da fase anterior do estudo. 

O resultado de O Valor da Cultura é um volume dividido em seis seções, ligadas às diferentes etapas de aplicação da metodologia, que consistem em: Contando a sua história, Definindo dimensões e indicadores de impacto, Elaborando questões, Coletando dados, Analisando seus dados e Apresentando os resultados. Cada uma é dependente da anterior e permite ao pesquisador desenhar sua própria avaliação de acordo com as necessidades intrínsecas ao seu projeto.

SERVIÇO:

Manual O Valor da Cultura: rumo a uma nova narrativa

Disponível a partir do dia 23 de outubro (segunda-feira)

No site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Compartilhar:

  • Data: 18/10/2023 04:10
  • Alterado: 18/10/2023 04:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados