Itaquá promove palestras e exames na reta final do Outubro Rosa

Campanha contra o câncer de mama mobiliza serviços públicos na cidade com foco em diagnóstico precoce e acolhimento feminino.

Itaquá promove palestras e exames na reta final do Outubro Rosa

Crédito: Dayane Oliveira

Ações focadas na prevenção do câncer de mama mobilizam Itaquá nesta reta final do Outubro Rosa. A Prefeitura uniu secretarias para levar atividades de conscientização, exames e atividades físicas a diversos bairros.

Na última quinta-feira (22), a programação incluiu uma caminhada com saída do paço municipal até o Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI). Profissionais da saúde realizaram palestras sobre o diagnóstico precoce voltadas às idosas da cidade.

O Ginásio Roberto Noriaki, no Piratininga, também sediou orientações sobre exames de rotina. Equipes de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Piratininga detalharam a importância da mamografia e do papanicolau.

A van Atende+ Cidadania e Saúde estacionou no local para ampliar o atendimento. Moradoras de Itaquá aproveitaram os serviços itinerantes e receberam acolhimento focado nas necessidades femininas.

Agenda em Itaquá foca nos exames preventivos

Chalaine Kerchner

“Quando diferentes áreas da administração trabalham de forma integrada, conseguimos levar informação, acolhimento e serviços a mais pessoas”, ressaltou o secretário de Governo e Tecnologia, Marcello Barbosa.

“O diagnóstico precoce pode fazer a diferença e levar informação aos bairros é uma maneira de ampliar a conscientização”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

O cronograma segue nas unidades básicas de saúde. Na próxima terça-feira (27), a USF Jardim América realiza palestra às 9h. Logo depois, a USF Recanto Mônica promove atividade às 11h.

Moradoras também podem buscar a UBS Monte Belo para passar por exame clínico das mamas, a partir das 8h. A USF Nicea Louzada programa coleta de papanicolau na quinta-feira (29), das 8h às 12h.

O encerramento oficial das campanhas do mês ocorre no sábado (31), com um mutirão de papanicolau na UBS CAIC. A mobilização permanente busca garantir que as mulheres de Itaquá mantenham os exames em dia durante todo o ano.

Thiago Antunes

  • Publicado: 26/10/2026 12:07
  • Alterado: 26/10/2026 12:07
  • Autor: Thiago Antunes