Israel anuncia acordo para normalizar relações com Sudão
Pacto deve ser assinado após a transferência de poder dos militares para um governo civil em Cartum
- Data: 03/02/2023 17:02
- Alterado: 03/02/2023 17:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
General Abdel Fattah al-Burhan, do Sudão, se reúne com ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, em Cartum 02/02/2023 REUTERS/Pool da Mídia do Gabinete do Palácio
Crédito:Reprodução
Sudão e Israel chegaram a um acordo na quinta-feira, 2, para normalizar as relações diplomáticas entre os dois, segundo informaram as autoridades dos países. O pacto deve ser assinado após a transferência de poder dos militares para um governo civil em Cartum, no fim do ano, segundo a chancelaria de Israel.
O chanceler israelense, Eli Cohem, visitou Cartum e foi recebida pelo general Abdel Fattah al-Burhan, que governa o Sudão desde o golpe de Estado de 2021. Trata-se da primeira visita de uma autoridade máxima da diplomacia israelense ao país de maioria muçulmana.
Após o encontro, o acordo foi confirmado pela diplomacia de ambos países. Ao desembarcar em Tel Aviv, Cohen indicou que os dois países planejam assinar um “tratado de paz”. “Estou feliz de anunciar que, durante a visita, concordamos em assinar um tratado de paz”, declarou.
A diplomacia de Israel considerou a visita de Cohen ao Sudão uma “viagem política histórica”.
Al-Burhan e Cohen discutiram “formas de estabelecer uma relação [bilateral] frutífera” e “possibilidades de cooperação” em segurança, agricultura, energia, saúde, questões hídricas e educação, de acordo com o Conselho Soberano do Sudão.