Internacional recebe o Nacional-URU em briga por liderança na Libertadores
A partida inicia às 19h00, no Beira-Rio, em Porto Alegre(RS). O time Colorado empatou com o Independiente Medelín e posteriormente venceu o Metropolitanos
- Data: 03/05/2023 13:05
- Alterado: 03/05/2023 13:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Ricardo Duarte/Divulgação Internacional
Invicto na Copa Libertadores da América, o Internacional tem confronto decisivo valendo a liderança do Grupo B. Nesta quarta-feira, às 19h, recebe o Nacional, do Uruguai, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O adversário lidera a chave com 100% de aproveitamento.
Depois de empatar na estreia, por 1 a 1, com o Independiente Medellín, da Colômbia, o Inter venceu o Metropolitanos, da Venezuela, por 1 a 0, chegando a quatro pontos, na vice-liderança. Além disso, conseguiu resultados importantes, como duas vitórias e um empate no Brasileirão e classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.
O Nacional também vive bom momento, pois venceu os jogos diante do Metropolitanos e do Independiente de Medellín, ambos por 2 a 1. Assim, lidera com seis pontos. No Campeonato Uruguaio, que já teve 13 rodadas, é vice-líder com 25 pontos, atrás apenas do Peñarol, com 30.
O grande triunfo do Internacional é seu retrospecto como mandante.
O time gaúcho ainda está invicto diante da torcida nesta temporada, com oito vitórias e três empates em 11 jogos jogando como mandante. A última derrota em casa foi há quase um ano, em 19 de junho de 2022, quando foi superado pelo Botafogo, por 3 a 2, pelo Brasileirão. De lá para cá, foram 20 vitórias e seis empates.
O técnico Mano Menezes tem o retorno de vários jogadores poupados na vitória diante do Goiás, por 1 a 0, como Keiller, Igor Gomes, Campanharo, Wanderson e Alemão. Apesar de ser titular nos últimos jogos, o lateral-direito Igor Gomes disputa vaga com Bustos. O argentino retornou de lesão diante do Goiás e é opção.
Mano teve seu nome cogitado no Corinthians nos últimos dias, mas o clube paulista fechou com Vanderlei Luxemburgo. Além de confirmar a intenção de cumprir o contrato até o final do ano, o treinador colorado valorizou os últimos resultados e agradeceu o ambiente criado pela torcida.
“Pretendo cumprir o contrato, mas me orgulha ter o nome ventilado, pois comprova o que construí ao longo do tempo. Enfrentamos dificuldades nos últimos jogos. Temos que valorizar o que conquistamos e agradecer bastante a torcida. Ela fez um ambiente que nos ajudou e isso nos dá confiança para toda a temporada”, avaliou.
No lado do Nacional, o técnico Álvaro Gutiérrez vem pensando em mudar o esquema tático, principalmente na linha defensiva. Se optar por manter quatro jogadores, a escalação não deve mudar. Se decidir por três zagueiros, algumas mudanças ocorrerão. Marcos Montiel será recuado para formar a defesa com Diego Polenta e Fabián Noguera, dando liberdade para os laterais Camilo Cándido e Lucas Morales.
Gutiérrez exaltou a força do Internacional e disse que terá atenção especial na defesa. “Temos que avaliar o estado físico dos jogadores e a forma como o Inter vai jogar. Um rival muito difícil que venceu o Flamengo recentemente. Temos que achar um sistema que seja conveniente para nós. Eles vão querer pressionar, então vamos ter que trabalhar muito na defesa”, alertou.