Inteligência Artificial aumenta a produtividade de pequenas e médias empresas
Para os especialistas Diego Barreto e Sandor Caetano, IA impulsiona a produção dos colaboradores e a tomada de decisões dos empreendedores com ferramentas disponíveis no mercado a valores acessíveis
- Data: 31/12/2023 10:12
- Alterado: 31/12/2023 10:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A implementação da inteligência artificial para as pequenas e médias empresas contribui não só para a produtividade dos colaboradores, mas também na tomada de decisão por parte dos empreendedores. O novo cenário, entretanto, depende de uma reconfiguraçãoda visão antiga dos profissionais e de uma estratégia a longo prazo. É o que orientam Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood, e Sandor Caetano, Chief Data Officer do PicPay, autores do livro “O Cientista e o Executivo – Como o iFood usou a inteligência artificial para revolucionar seus processos, criou vantagem competitiva e se tornou um case mundial de sucesso”, lançado em outubro, pela Editora Gente.
O desafio da jornada de transformação de uma empresa comum para uma potência de IA necessita ser apresentado de forma clara para as lideranças para que todos fiquem comprometidos com a mudança e engajem seus times. Segundo pesquisa da agência de dados Data-Makers, feita em outubro deste ano, apesar da popularidade do tema, a maioria dos executivos acredita que Inteligência Artificial ainda recebe atenção abaixo do ideal, indicando que não há evidências de saturação. Especificamente entre as grandes empresas, 79% dos executivos acham que o tema recebe a devida atenção. Já entre as pequenas e médias empresas, metade da liderança acredita que o tema é subestimado.
Os especialistas apontam que a vantagem para os pequenos negócios é ter a possibilidade de iniciar a mudança do zero e não ter vícios para levar adiante. As pequenas empresas também podem usufruir de ferramentas com valores acessíveis no mercado criados para auxiliar nas tarefas do dia a dia. “A jornada de transformação é o desafio, ou seja, já existe um status quo e a empresa tem que mudar, o que pode ser muito caro e demorado. Por isso, começar do zero é muito mais eficiente”, diz Sandor Caetano.
Já o caminho para a implantação de IA nas médias empresas, que possuem uma infraestrutura maior, é trabalhar de trás para frente a partir dos casos de uso (de preferência onde está o maior impacto para a empresa) e só construir o que for estritamente necessário. “A empresa média precisa pensar na estratégia de dados. Ou seja, quais dados capturar, onde guardá-los e como torná-los disponíveis para os colaboradores dentro das empresas”, destaca Diego Barreto.
Os executivos indicam aplicativos com bom custo-benefício para pequenas e médias empresas e que ajudam a criar um diferencial competitivo: