ABC Sociedade

Instituto Ronald McDonald celebra Dia Internacional da Família

A organização sem fins lucrativos já beneficiou 1.676 projetos com atendimentos a crianças e jovens em tratamento oncológico de norte a sul do país

  • Data: 11/05/2022 09:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Ronald McDonald
Instituto Ronald McDonald celebra Dia Internacional da Família

Instituto Ronald McDonald celebra o apoio a famílias pela cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil

Crédito:Divulgação

O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio e foi criado para celebrar a importância do núcleo familiar. Além disso, família também se estende ao pertencimento de lar, laços e afetos, como no caso da Maria, de Macapá, que há seis meses encontrou uma nova família na luta contra o câncer infantojuvenil ao se hospedar no Programa Casa Ronald McDonald Brasil, um dos programas do Instituto Ronald McDonald “O Instituto é uma família. Estou na Casa Ronald e me sinto em casa, mesmo longe. Fomos muito bem acolhidas, eu e a minha pequena Alessandra, de 5 anos, que luta contra o câncer. Na casa, ainda trouxe a minha outra filha, de 1 ano, para ficar perto de mim”, destaca Maria.

Com foco em histórias como essa que o Instituto Ronald McDonald atua na oncologia pediátrica no Brasil, movidos por aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil. Em 23 anos, a organização sem fins lucrativos já investiu mais de R$360 milhões na causa e conseguiu mudar a vida de milhares de famílias que lutam pelas vidas de seus filhos. A organização apoiou 1.676 projetos de 108 instituições beneficiadas em mais de 21 estados e Distrito Federal contemplados.

De acordo com o Inca, o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil, com o diagnóstico de um novo caso a cada hora. Porém, através do trabalho e conscientização, as oportunidades e chances de cura estão aumentando. “Quando começamos, as chances de cura eram em torno de 35%. Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), as chances de cura do câncer em crianças e jovens são de 64%. É extremamente gratificante olhar para trás e observar tantas conquistas realizadas através do nosso trabalho e solidariedade de nossos parceiros. Afinal, nada disso teria sido possível sem a parceria e auxílio de voluntários, parceiros e amigos da causa, que através da dedicação incansável, se doaram para mudar a realidade e futuro de milhares de famílias. Mas ainda temos muito caminho a trilhar”, afirma Francisco Neves, Superintendente Institucional do Instituto Ronald McDonald.

Para os próximos anos, o Instituto Ronald McDonald projeta ainda mais ações e investimentos na causa através dos projetos de atuação: Casa Ronald McDonald, Espaço da Família Ronald McDonald, Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e o Programa Atenção Integral. “Temos conhecimento do nosso potencial de gerar mudanças e impactar de forma duradoura a vida de milhares de famílias. Por isso, nossa meta é até o fim desta década contribuir para elevar ainda mais as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que podem chegar a 80%. Para isso, contamos ainda mais com o apoio de nossos parceiros, amigos da causa, voluntários e sociedade”, ressalta Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.

Para ajudar as famílias que lutam contra o câncer infantojuvenil, o Instituto Ronald lança a campanha “A família é onde a nossa história começa”. Para participar, basta acessar o site.

Forte atuação por meio de quatro programas fundamentais

Ao longo de 23 anos de história, o Instituto Ronald McDonald, vencedor por quatro anos consecutivos do prêmio Melhores ONGs e ganhador, em 2018, como a Melhor ONG na categoria Saúde pelo Instituto Doar, contribuiu em diversos projetos que mudaram a realidade de crianças e adolescentes antes, durante e depois do tratamento do câncer. Com o objetivo de aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto atua por meio de quatro programas: Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald.

Compartilhar:

  • Data: 11/05/2022 09:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Redação
  • Instituto Ronald McDonald









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados