Instituto Mauá de Tecnologia apoia projetos de Iniciação Científica
Trata-se de uma atividade que coloca o aluno em contato com desafios que o fazem aplicar fundamentos e metodologias que desenvolvem suas competências
- Data: 30/03/2021 09:03
- Alterado: 30/03/2021 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Crédito:
Com o objetivo de promover o contato dos alunos da graduação com a pesquisa e desenvolvimento, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) possui o Programa de Bolsas de Iniciação Científica CEUN-IMT. Em geral, os estudantes que se dedicam a essa atividade possuem interesse em adquirir experiência em projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica.
O IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados há quase 60 anos. “Sob a orientação de um pesquisador experiente, o estudante tem a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa, desenvolvendo, assim, competências valiosas que contribuirão para a sua qualificação e consequente formação profissional diferenciada, permitindo sua atuação de forma plena, não somente no setor de pesquisa e desenvolvimento, mas também em qualquer uma das áreas de Administração, Design e Engenharia”, comenta o Pró-Reitor Acadêmico da Mauá, prof. Dr. Marcello Nitz.
As atividades previstas no projeto são executadas de forma disciplinada na obtenção, análise e interpretação de dados, utilizando-se criatividade e iniciativa, para possibilitar ao aluno aprender, de forma mais autônoma, a lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se sobre os avanços da ciência, da tecnologia e os desafios da inovação. Além disso, permite desenvolver habilidades de escrita, de apresentação em eventos e de sistematização de ideias.
“Vale destacar que a divulgação das respostas faz parte do projeto, ou seja, os principais resultados obtidos são apresentados externamente à Mauá, em eventos científicos. Alguns trabalhos alcançam nível de relevância e profundidade suficientes para sua publicação em periódicos científicos nacionais e internacionais”, reforça o Engenheiro Químico e membro da comissão de Iniciação Científica, prof. Dr. José Alberto Domingues Rodrigues.
Dessa forma, o aluno capacita-se não somente quanto a seu conhecimento científico-tecnológico, mas também quanto às competências socioemocionais necessárias para lidar com os principais desafios das futuras gerações e a sociedade toda só tem a ganhar com profissionais com essa formação.
Como o aluno da Mauá pode participar?
A participação no Programa de Iniciação Científica Mauá requer inicialmente que o aluno interessado procure um professor orientador que desenvolva pesquisa em tema de seu interesse. Depois desse contato e uma vez que o professor e o aluno estejam de acordo, deverá ser apresentado pelo professor orientador um pedido de bolsa de Iniciação Científica para o aluno.