Inmet estende alerta vermelho e onda de calor vai durar mais
Alerta vermelho terá início às 18h desta quarta-feira (21) e se estende até às 12h de sexta-feira (23).
- Data: 21/08/2024 15:08
- Alterado: 21/08/2024 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Uol/FolhaPress
Crédito:Reprodução
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor que deve durar até a próxima sexta-feira (23) em nove estados.
Alerta vermelho terá início às 18h desta quarta-feira (21) e se estende até às 12h de sexta-feira (23). O aviso é emitido quando a temperatura fica 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias. Nesta segunda-feira, o Inmet já havia publicado um alerta laranja -quando a temperatura permanece nestas condições de três a cinco dias.
Aviso de “grande perigo” atinge mais de 1500 cidades. No Sudeste, o aviso inclui a região macro metropolitana de São Paulo, o interior e o litoral sul paulista, sul e sudeste de Minas Gerais e o centro, sul e nordeste do RJ.
Maior parte do Paraná está sob alerta. As porções norte, central e sul do estado serão atingidas, bem como o norte e o oeste catarinense.
Todos os estados do Centro-Oeste fazem parte do aviso. O alerta inclui o sul e sudeste de Mato Grosso, o sul de Goiás e as porções norte, leste e central de Mato Grosso do Sul. Na região vizinha, o leste de Rondônia também será afetado.
Inmet destaca risco à saúde. Em casos de ondas de calor, o Ministério da saúde recomenda que a população evite exposição direta ao sol -especialmente das 10h às 16h-, utilize umidificadores ou toalhas molhadas para manter os ambientes úmidos e tome banho com água ligeiramente morna, evitando mudanças bruscas de temperatura. Outras recomendações podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde.