Inclusão Socioeconômica de catadores é tema da palestra
Convidados discutem amanhã (19/6), no Centro de Referência em Santo André, o tema a partir de mudanças do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em evento do Mês do Meio Ambiente
- Data: 18/06/2013 18:06
- Alterado: 18/06/2013 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Semasa
Crédito:
Dando continuidade ao ciclo de palestras em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Centro de Referência Ambiental de Santo André recebe a quinta palestra, ministrada pela atual secretária de Políticas Emancipatórias e Empreendedorismo Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, Kátia Perobelli, e pelo representante Regional do Movimento Nacional dos Catadores e Presidente dos Cooperados, Catadores e Catadoras (Coopercata) de Mauá, Armando Octaviano Júnior, ambos tratando do tema “Inclusão Socioeconômica de Catadores”.
Parte da palestra trará aos espectadores a experiência do município de Mesquita, região da baixada Fluminense (RJ), onde Kátia atuou anteriormente como Secretária do Meio Ambiente. Em um processo de oito anos de administração, a Prefeitura conseguiu apoiar as organizações dos catadores e ajudar no processo de formação de duas cooperativas e quatro associações de catadores. Hoje na Prefeitura do Rio, Kátia participa também do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva, fazendo parte do conselho deliberativo.
No segundo momento, Armando Octaviano, pontuará questões ligadas à remuneração dos catatores, organização da categoria e da logística reversa, pautado na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo Octaviano, ainda há muito a ser discutido e organizado quanto aos direitos trabalhistas dos catadores, além de se modificar a visão estereotipada de que o trabalho do catador se resume a reciclar ferro-velho.
O PLANO
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada pela Lei 12.305 de 2010, instituiu como um de seus principais instrumentos o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e, conforme previsto, terá vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização de quatro em quatro anos.
Uma das metas propostas pelo plano é eliminar totalmente os lixões até 2014 e mantê-los nesta condição até 2031.
Serviço
Ciclo de Palestras do Centro de Referência
Dia 19/06/13 – 19h
Inclusão Socioeconômica de catadores a partir das mudanças do Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Katia Perobelli – Subsecretária de Políticas Emancipatórias e Empreendedorismo Social da Secretaria de Desenvolvimente Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro;
Armando Octaviano Júnior – Representante Regional do Movimento Nacional dos Catadores e Presidente dos Cooperados Catadores e Catadoras (Coopercata) de Mauá.
Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Centro – Santo André
Inscrições: www.semasa.sp.gov.br
Informações: 4433-9855