II Torneio Municipal de Robótica empolga estudantes de São Caetano
O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) de São Caetano do Sul foi palco, neste sábado (24/9), do II Torneio Municipal de Robótica.
- Data: 27/09/2016 10:09
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Alunos de São Caetano participam do II Torneio Municipal de Robótica
Crédito:Eric Romero/PMSCS
Alunos de 14 escolas da cidade participaram da competição, apoiados pela torcida de muitos pais e colegas, e demonstraram com muita empolgação alguns dos conceitos que aprenderam durante as atividades de robótica oferecidas nas escolas municipais.
O torneio faz parte das atividades do Programa de Robótica Lego Education, levado às escolas de São Caetano pela Prefeitura em 2014. Os alunos que se interessam pela robótica participam voluntariamente das oficinas, que acontecem no contra turno das aulas do currículo regular, e têm a chance de aprofundar conhecimentos, desenvolver o raciocínio lógico e a importância do trabalho em equipe.
A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, foi representada no evento por Renata Hioni, responsável pela organização do torneio entre as escolas municipais. “As atividades de robótica são muito apreciadas pelos alunos de São Caetano e esse torneio é uma chance para eles colocarem em prática seus conhecimentos. É um estímulo lúdico e divertido ao aprendizado.”
A competição não avaliou apenas o desempenho dos robôs montados pelos alunos no circuito de desafios (cada equipe teve duas tentativas na mesa de disputa, valendo para fins de pontuação a maior nota): houve ainda atribuição de conceitos pelo design do robô, pela pesquisa relacionada ao tema do torneio (Trash Trek – A Trilha do Lixo) e pelos Core Values, ou valores do trabalho cooperativo.
Os oito valores estimulados no II Torneio Municipal de Robótica foram: somos um time; nós nos esforçamos para encontrar soluções com a ajuda de nossos técnicos e mentores; nós sabemos que nossos técnicos e mentores não sabem todas as respostas, mas nós aprendemos juntos; nós honramos o espírito de competição amigável; o que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos; nós dividimos experiências com os outros; nós praticamos o Gracious Professionalism em tudo o que fazemos; nós nos divertimos.
Ao final da competição estudantil, as equipes que mais se destacaram foram as das escolas Bartolomeu Bueno da Silva, que ficou com o título geral; Prof. Olyntho Voltarelli Filho, na categoria Core Values e também com a maior pontuação na arena de desafios; Ângelo Raphael Pellegrino, com melhor design do robô; e Prof. Rosalvito Cobra, pelo melhor projeto de pesquisa.
A secretária de Educação de São Caetano elogiou a dedicação de todos os estudantes e professores. “As oficinas de robótica que oferecemos em nossas escolas estimulam o desenvolvimento do raciocínio e auxiliam no processo ensino-aprendizagem. Todos os alunos estão de parabéns, até porque a participação na robótica é voluntária e mostra o comprometimento destes jovens com os estudos. Esse projeto tem gerado resultados muito positivos”, finalizou Ivone Braido Voltarelli.