Mauá Teatro

“Humanas-Cabaré”: espetáculo que une teatro e circo será apresentado em Mauá

Montagem contemplada pelo ProAc Circulação reúne artistas em modalidades diversas destacando a força e a virtuosidade

  • Data: 19/04/2023 14:04
  • Alterado: 19/04/2023 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Coletiva Humanas
“Humanas-Cabaré”:  espetáculo que une teatro e circo será apresentado em Mauá

Humanas-Cabaré

Crédito:Nina Pires

Misturando as linguagens de circo e teatro, mesclando drama e comédia, o espetáculo “Humanas-Cabaré”, da Coletiva Humanas, é protagonizado por mulheres e celebra a potência da coletividade feminina nas artes e na vida. Contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, será apresentado gratuitamente nesta quinta-feira (20/04), às 19h, no Teatro Municipal, na Rua Gabriel Marques, 353, Centro, em Mauá.

Com duração de 60 minutos e indicação etária livre, a montagem destaca a valentia e a resistência das mulheres em números circenses como acrobacia, malabarismo, roda cyr (círculo de metal que se assemelha a um bambolê), mágica, mímica e palhaçaria, modalidades geralmente associadas a figuras masculinas.

Com maestria, as artistas de diferentes origens, cores (negras, amarelas e brancas), orientação sexual (hetero, lésbicas, bissexuais), identidade de gênero (cis e trans), condições de mobilidade e idades (26 de a 50 anos) promovem uma apresentação múltipla ressaltando a força e a virtuosidade dessas mulheres que fortalecem o empoderamento feminino.

Entre um número e outro, embalado por uma trilha sonora especial, a apresentadora interage com o público e anuncia a próxima atração do espetáculo, compartilhando um breve perfil da artista/personagem. Todas apresentações terão recursos de acessibilidade como interpretação em libras ou audiodescrição.

“Este é um espetáculo totalmente idealizado e realizado por mulheres. Celebramos o encontro que traz muito afeto, acolhimento e força para todas as envolvidas e transborda para o público”, afirma Ju Kaneto, idealizadora da Coletiva e produtora executiva.

Programação

A cidade de Mauá exibirá o espetáculo nesta quinta-feira (20/04), às 19h, no Teatro Municipal, na Rua Gabriel Marques, 353, Centro, com audiodescrição. Em Campinas, a apresentação será neste sábado, dia 22, às 19h, no Centro Cultural Casarão (audiodescrição). Em Araçariguama, a peça será encenada dia 28/04, às 15h, no Ginásio Municipal (Interpretação em Libras) e a última apresentação será dia 29, em Caieiras, às 19h, no Teatro Municipal (audiodescrição).

Após cada apresentação, as artistas promoverão um bate-papo com a plateia. E no dia 24 de maio, às 19h, será a exibição online da filmagem do espetáculo em canais do Youtube.

‘Humanas-Cabaré” é uma realização da Coletiva Humanas, Programa de Ação Cultural (ProAc), Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo “Humanas – Cabaré” estreou no Sesc Campinas em março de 2020, poucos dias antes do início do isolamento social por conta da pandemia. Também foi apresentado em 2022 na Virada Cultural de São Paulo, no Sesc Sorocaba e Sesc São José do Rio Preto.

Desde abril, está sendo apresentado em seis cidades do Estado de São Paulo. A estreia foi domingo (16/04), às 18h, no Circo Escola Radialista Edgar Cabide, em Franco da Rocha (Interpretação em Libras). Dia 17, às 15h, foi no Complexo Praça das Artes, em Barueri (Interpretação em Libras).

Compartilhar:

  • Data: 19/04/2023 02:04
  • Alterado: 19/04/2023 02:04
  • Redação
  • Coletiva Humanas









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados