Hospital do Servidor Estadual completa 52 anos

Unidade é referência no atendimento de 1,3 milhão de pessoas no Estado de SP, idosos em sua maioria

  • Data: 10/07/2013 13:07
  • Alterado: 10/07/2013 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Iamspe
Hospital do Servidor Estadual completa 52 anos

Crédito:

Você está em:

Com a responsabilidade de se consolidar como uma das principais referências no tratamento de idosos da América Latina e em meio às obras de modernização e ampliação da unidade, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) completou 52 anos de existência no dia 9 de julho de 2013.

O HSPE é o destaque da rede de atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), vinculado à Secretaria de Estado da Gestão Pública, que beneficia 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado de São Paulo.

O Iamspe atende atualmente 10% da população idosa de todo o Estado e, no Hospital do Servidor, 60% dos pacientes internados possuem 60 anos ou mais.

A reforma no HSPE teve início em 17 de maio e deve durar cerca de 24 meses. O investimento é de R$ 146,7 milhões, com recursos do governo do Estado de São Paulo. Entre as principais propostas do projeto estão a construção de um Centro de Proteção à Saúde do Idoso, com reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável; e a criação de um novo pronto-socorro adulto.

A reforma do HSPE faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), implantado em 2008 e que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

“Esta obra é fundamental para modernizar o hospital, garantindo as condições ideais de atendimento a todos os pacientes e adequando a unidade ao perfil do público atendido. É uma importante intervenção em um hospital de mais de meio século e que presta um inestimável serviço aos servidores”, afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

Atualmente, o Hospital do Servidor Público Estadual conta cerca de 1.000 médicos em 43 especialidades, além de 2.271 enfermeiros e técnicos de enfermagem e 336 residentes médicos.

HISTÓRIA
Inaugurado pelo presidente Jânio Quadros, pelo governador de São Paulo Carvalho Pinto e pelo então presidente do Iamspe, Francisco Morato de Oliveira, que hoje dá nome ao complexo hospitalar, o HSPE tem uma trajetória pioneira.

Com o propósito de oferecer assistência médica de qualidade aos servidores estaduais, seus dependentes e agregados, o hospital sediou o primeiro banco de leite do Estado de São Paulo e foi a primeira instituição de saúde no Estado a ter uma enfermaria de Cuidados Paliativos.

IAMSPE
O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.

Compartilhar:

  • Data: 10/07/2013 01:07
  • Alterado:10/07/2013 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Iamspe









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados