Hospital da Mulher alerta para câncer de mama

Orientações integram ação nesta quinta-feira (10/05) aberta à população

  • Data: 08/05/2012 20:05
  • Alterado: 08/05/2012 20:05
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Hospital da Mulher alerta para câncer de mama

Banda Giallos

Crédito:

Você está em:

O Hospital da Mulher de Santo André e a Associação Viva Melhor promovem na próxima quinta-feira (10 de maio) palestra aberta à população sobre câncer de mama. Com o tema “A Mama Sob Novos Olhares”, o evento tem início às 14h e colocará em pauta informações sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento e prevenção. Reunirá profissionais da Fundação do ABC, gestora do hospital, nas áreas de mastologia, fisioterapia, psicologia e serviço social, além de voluntárias da Associação Viva Melhor.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina, excetuando-se o câncer de pele não-melanoma. Mamografia e o exame de palpação realizado pelo médico ou pela própria mulher são passos básicos para detecção precoce da doença. Quando tratado precocemente, a mortalidade por esta patologia pode ser reduzida entre 30 a 50%, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Inscrições para o evento do dia 10 podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Políticas públicas de combate ao câncer de mama vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 1980 e foram reafirmadas como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer lançado pelo governo federal em 2011. As ações buscam reforçar o sistema de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caisms) e de Estratégia de Saúde da Família.

Sete recomendações: Em outubro do ano passado, durante a campanha Outubro Rosa, o INCA lançou sete novas recomendações para redução da mortalidade por câncer de mama. As recomendações abordam especificamente o tratamento e complementam as lançadas em 2010.

1. Toda mulher com diagnóstico de câncer de mama confirmado deve iniciar tratamento o mais breve possível, não ultrapassando o prazo máximo de três meses.

2. Quando indicado, o tratamento complementar de quimioterapia ou hormonioterapia deve ser iniciado no máximo em 60 dias, e o de radioterapia no máximo em 120 dias.

3. Toda mulher com câncer de mama deve ter o diagnóstico complementado com a avaliação do receptor hormonal.

4. Toda mulher com câncer de mama deve ser acompanhada por equipe multidisciplinar especializada que inclua médicos (cirurgião, oncologista clínico e radioterapeuta), enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.

5. Toda mulher com câncer de mama deve receber cuidados em ambiente que acolha suas expectativas e respeite sua autonomia, dignidade e confidencialidade.

6. Todo hospital que trata câncer de mama deve ter Registro de Câncer em atividade.

7. Toda mulher com câncer de mama tem direito aos cuidados paliativos para o adequado controle dos sintomas e suporte social, espiritual e psicológico.

Compartilhar:
1
Crédito:FUABC
1
Crédito:
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 08/05/2012 08:05
  • Alterado:08/05/2012 20:05
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC


Tempo em Santo André para amanhã
12/02


Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol e chuva.

Noite

Noite chuvosa.

Temperatura em
Santo André

Max: 32°C

Min: 21°C

Chuva em
Santo André

Probabilidade: 69%

Quantidade: 1mm

Ventos em
Santo André

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados