Honda Racing inicia Sertões 2022 com três pilotos no Top 5 geral das motos

Martin Duplessis (2º colocado), Bissinho Zavatti (3º) e Jean Azevedo (5º) são destaques da etapa de abertura entre Foz do Iguaçu e Umuarama, no Paraná

  • Data: 28/08/2022 07:08
  • Alterado: 28/08/2022 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Honda Racing
Honda Racing inicia Sertões 2022 com três pilotos no Top 5 geral das motos

Crédito:José Mário Dias / Mundo Press

Você está em:

A equipe Honda Racing abriu a 30ª edição do Sertões com três pilotos no Top 5 geral das motocicletas. Martin Duplessis, Bissinho Zavatti e Jean Azevedo, todos com a CRF 450RX, completaram a etapa de abertura na segunda, terceira e quinta colocações, respectivamente. Zavatti ainda emplacou o melhor tempo da categoria Moto 2, enquanto Tiago Wernersbach foi o mais rápido da Brasil, para produtos nacionais, acelerando a CRF 250F. Com 366 quilômetros de percurso, sendo 173 de especiais (trechos cronometrados), a etapa inicial foi de Foz do Iguaçu a Umuarama, no Paraná, neste sábado (27/8).

Pela primeira temporada no Brasil, o argentino Martin Duplessis estava contando os dias para o tradicional rally. “Começou o Sertões, estava há muito tempo esperando isso. A etapa foi rápida, com muitas lombas, boa para iniciar a prova. Estou feliz porque fiz uma etapa tranquila, com cabeça, me sentindo confortável com a moto. Fui segundo na geral e todos os pilotos estão com tempos bem próximos. Temos muito mais pela frente, amanhã será outro dia, outra etapa, e focar nisso que é importante”, avalia o piloto, segundo colocado na classe Moto 1. O francês Adrien Metge foi o vencedor da etapa de abertura com 1min14seg de vantagem sobre Duplessis. 

Heptacampeão e maior vencedor na geral das motos do Sertões, Jean Azevedo também teve um início consistente. Além do quinto lugar geral, ele fez o quarto melhor tempo da Moto 1. “A primeira etapa da edição histórica de 30 anos do Sertões foi rápida e curta. O trecho não foi exigente, mas já deu para a gente entender como vai ser o rally e soltar a adrenalina, ver se os equipamentos estão em ordem. A partir do segundo dia as etapas já serão mais longas, então a expectativa é enorme. A equipe está muito bem, assim como o meu equipamento, a CRF 450RX. Todo mundo muito motivado para nessas próximas duas semanas ir em busca do título”, conta o paulista de São José dos Campos.

Bissinho Zavatti foi o terceiro da geral depois de ficar a apenas dois milésimos de segundo atrás de Duplessis. O atual bicampeão da Moto 2 abriu a prova na liderança da categoria. “Nada melhor do que uma etapa curta no começo do Sertões, para sentirmos todos os ajustes no equipamento. Pude ver que a moto está 100% pronta. Fiz um bom dia, vim bem tranquilo, e consegui uma grande prova, sem erros ou penalizações. Fico muito feliz com isso e temos menos um dia de disputas pela frente, agora são 13”, lembra. O piloto é natural de Monte Alto (SP). 

Depois de vencer o Super Prime, Gabriel Soares “Tomate” foi o oitavo da geral e o quarto da Moto 2 na etapa de abertura. Ele é estreante no Sertões. “Fechamos o primeiro dia, a especial foi rápida, curta e com lombas e trechos de velocidade. Gostei bastante. Ainda me falta experiência com navegação, acredito que dia após dia vou conseguir essa evolução. Estou feliz por concluir a etapa bem, inteiro, assim como a minha moto. Eu e a CRF 450RX estamos cada vez mais encaixados, ainda há muito para esse Sertões”, explica o mineiro, que veio das modalidades Enduro e Motocross.

O capixaba Tiago Wernersbach busca o bicampeonato na classe Brasil e abriu a prova na liderança da categoria para motos nacionais. “O Sertões 2022 é um rally muito grande, não é à toa que é o maior do mundo em especiais. Eu fui muito bem, não houve nada de dano na moto nem comigo. Cometi alguns errinhos, mas nada que não possa ser corrigido. Amanhã é outro dia”, conclui.

Neste domingo (28/8), a caravana do Sertões larga de Umuarama com destino a Presidente Prudente, no interior paulista. A segunda etapa é inédita e apresenta trajeto de 536 km, 303 deles de trechos cronometrados. A especial foi apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.

Com 14 etapas, além da histórica 30ª edição, o Sertões 2022 comemora o bicentenário da independência do Brasil. A disputa será encerrada em Salinópolis (PA), depois dos pilotos percorrerem 7.202 quilômetros – sendo 4.378 de trechos contra o relógio. Além das motos, a prova possui categorias para quadriciclos, UTVs e carros.

Compartilhar:

  • Data: 28/08/2022 07:08
  • Alterado:28/08/2022 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Honda Racing









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados