Diadema Painel

HMD promove atividade de conscientização sobre aleitamento materno

Ação contou com participação dos membros da diretoria do Hospital e dos funcionários

  • Data: 11/08/2022 16:08
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
HMD promove atividade de conscientização sobre aleitamento materno

Hospital Municipal promove atividade de conscientização sobre aleitamento materno

Crédito:Dino Santos

Em continuidade ao trabalho de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Hospital Municipal de Diadema (HMD), promoveu nesta quarta-feira (10/08), uma atividade para celebrar o 8º Agosto Dourado. Realizada no hall de entrada do quinto andar, onde fica a maternidade do HMD, a ação contou com participação dos membros da diretoria do Hospital e dos funcionários, além das puérperas, conselheiros municipais e convidados.

O diretor do Hospital, Marco Nadal, abriu o encontro com discurso agradecendo o empenho dos trabalhadores que vem atuando em prol da defesa do aleitamento ao longo dos 30 anos de existência da maternidade municipal. Na sequência, o tradicional Coral do HMD, fez uma apresentação musical incluindo a apresentação de uma paródia com palavras de incentivo à amamentação.

Palestrante do dia, a nutricionista e apoiadora institucional da Atenção Básica Claudia dos Reis Lisboa Novaes fez uma apresentação introduzindo a temática do Agosto Dourado “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” e abordando questões como a importância e o benefício do aleitamento materno tanto para a criança como para a mãe, o papel da sociedade em prol da proteção da amamentação e deu exemplo de estudos e pesquisas que apontam os benefícios para a saúde das crianças que fazem o aleitamento exclusivo até os seis meses de idade. “Em Diadema estamos trabalhando na perspectiva da construção e fortalecimento de políticas públicas que priorizem o aleitamento materno e essa cadeia calorosa de apoio. A sociedade com um todo precisa apoiar esse movimento e estou muito feliz de ver a presença de todos e quero fazer um convite: vamos dourar ainda mais o nosso agosto e que seja um ano todo dourado”. 

Na sequência da apresentação, houve uma roda de conversa envolvendo as puérperas para relatos e troca de experiências sobre vivências no aleitamento materno. 

No fim da atividade, os presentes receberam um certificado de participação e uma lembrança (álcool em gel), cuja doação contou com a articulação e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. 

Representando a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, que tinha outra agenda e não pode estar presente, a assessora técnica Fátima Arap parabenizou a equipe pela organização do evento e pela relevância da temática. “Diadema assumiu esse compromisso, dentro do Plano Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, de qualificar o trabalho dos profissionais do serviço de saúde em prol do incentivo ao aleitamento materno e de envolver toda a sociedade nessa causa para oferecer apoio às mães e, com isso, aumentar cada vez mais os índices de aleitamento na cidade. A equipe do Hospital Municipal está de parabéns pelo trabalho da maternidade e pelo evento”. 

A conselheira Zilda Galvão de Souza foi uma das conselheiras presentes e gostou do que viu. “Que aconteça sempre eventos como esse que tem como objetivo incentivar o aleitamento e orientar as mães, principalmente as mais jovens, que precisam muito dessas informações e apoio. Tive quatro filhos e sempre amamentei e sei bem da importância. Temos que levar mais conscientização sobre o tema para as mães”, ressaltou.
O evento é mais uma realização do Grupo Técnico (GT) Humaniza HMD e integra a programação oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). 

Maternidade do HMD

A maternidade do HMD, localizada no quinto andar do hospital foi inaugurada em 08 de março de 1992 e, na ocasião, foi a pioneira do ABC a contar com “alojamento conjunto”, que estimula o aleitamento materno desde os primeiros minutos da vida do bebê por facilitar o contato entre mãe e filho, que ficam juntos o tempo todo. 

No local, as informações sobre a importância do aleitamento se iniciam no momento de internação da parturiente. Após o parto, mãe e bebê, estando em boas condições clínicas, permanecem em contato pele a pele, para que comece a se estabelecer o vínculo entre ambos. Na recuperação pós-anestésica, antes da primeira hora de vida é dado o início ao aleitamento com o apoio da equipe de saúde. 

SMAM
Durante todo o mês de agosto, a SMS tem realizado nos territórios ações de conscientização, incentivo e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno como parte da celebração pela Semana Municipal de Aleitamento Materno 2022 de Diadema – 8º Agosto Dourado de Diadema.

Dos 34 municípios do Estado de São Paulo contemplados pela Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB), apenas Diadema pertence ao Grande ABC.

Para conhecer a programação completa e participar das próximas atividades, acesse.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Hospital Municipal promove atividade de conscientização sobre aleitamento materno

  • Data: 11/08/2022 04:08
  • Alterado: 16/08/2023 10:08
  • Redação
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados