Hamilton vence e iguala recorde de Schumacher
Inglês chega a 91ª primeira vitória em Grandes Prêmios
- Data: 11/10/2020 15:10
- Alterado: 11/10/2020 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd
Em mais um domingo de Fórmula 1, recorde. Isso mesmo, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP de Eifel, na Alemanha, e chegou ao recorde de 91 vitórias, igualando-se a Schumacher.
O inglês largou na segunda posição, mas teve boa largada e chegou a passar o pole Bottas (Mercedes) por alguns segundos, até que o finlandês recuperou a primeira posição. Não muito tempo mais tarde, na volta de número 13, Bottas cometeu um erro na curva, e Hamilton se aproveitou disso para ultrapassá-lo, assumindo a primeira posição. Daí para frente, foi só ampliar a vantagem.
Bottas teve problemas na unidade de potência do carro, e teve que abandonar a prova na volta 19. Verstappen (RBR) então assumiu a vice-liderança, seguido por Ricciardo (Renault), que terminou em terceiro, após disputar a posição com Sergio Perez no fim da corrida.
Ainda houve a entrada do Safety Car na pista após abandono de Lando Norris (Mclaren) na volta 44, para tentar adicionar um pouco mais de emoção à corrida, diminuindo a vantagem de Hamilton para Verstappen, mas o inglês foi bem na relargada e manteve sua posição.
Na quarta colocação, veio o mexicano Sergio Perez (Racing Point), Sainz (Mclaren) terminou em quinto, com a AlphaTauri de Gasly em sexto. Em sétimo, Charles Leclerc marcando pontos para a Ferrari, seguido de Nico Hulkenberg, que correu no lugar de Stroll pela Racing Point, terminando em oitavo. Fechando a zona de pontuação, vieram Grosjean (Haas) e Giovinazzi (Alfa Romeo).
Com o resultado, Hamilton dispara ainda mais no campeonato, com 230 pontos. O segundo colocado ainda é Bottas, com 161 pontos, e viu sua vantagem para o terceiro colocado Verstappen diminuir para 14 pontos.
A Fórmula 1 volta com o GP de Portugal no dia 25 de outubro, daqui duas semanas.
CURIOSIDADES
– Hamilton se igualou ao recorde, que já havia sido considerado inalcançável, de 91 vitórias na Fórmula 1, e terá chance de ultrapassá-lo na próxima corrida;
– Após vitória e recorde, Hamilton recebeu de presente um dos capacetes de Schumacher das mãos de Mick Schumacher, piloto reserva da Alfa Romeo;
– Nico Hulkenberg, substituto de Stroll, largou na última colocação, fez grande corrida para terminar em oitavo, sendo nomeado Piloto do Dia;
– Com os pontos da quarta colocação de Perez e oitava de Hulkenberg, a Racing Point assumiu a terceira posição no campeonato de construtoras;
– Max Verstappen garantiu o ponto de volta mais rápida na última volta;
– Foi a primeira corrida do ano que Grosjean marcou pontos;
– Ricciardo voltou ao pódio pela primeira vez desde a vitória em Mônaco em 2018;
– Foi a corrida de número 323 de Raikkonen, se tornando o piloto com maior número de GPs;
– O abandono de Bottas foi o primeiro da Mercedes no ano;
– 9 equipes pontuaram nas 10 primeiras posições, apenas a Racing Point pontuou com dois carros;
– Sebastian Vettel (Ferrari) terminou na 11ª colocação.
FICHA TÉCNICA
- Hamilton (Mercedes)
- Verstappen (RBR)
- Ricciardo (Renault)
- Perez (Racing Point)
- Sainz (Mclaren)
- Gasly (AlphaTauri)
- Leclerc (Ferrari)
- Hulkenberg (Racing Point)
- Grosjean (Haas)
- Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Vettel (Ferrari)
- Raikkonen (Alfa Romeo)
- Magnussen (Haas)
- Latifi (Williams)
- Kvyat (AlphaTauri)
FORA
Bottas (Mercedes)
Albon (RBR)
Norris (Mclaren)
Ocon (Renault)
Russell (Williams)
Pole position: Bottas
Volta mais rápida: Verstappen
Piloto do dia: Hulkenberg
Circuito de Nürburgring, Alemanha