Há 14 dias da Copa, o Planeta Bola aguarda para conhecer os mistérios do Catar
Muito mais que o principal evento do mundo, a Copa do Mundo FIFA Catar 2022 também é um grande mistério para atletas, dirigentes e torcedores que visitarão o Oriente Médio
- Data: 06/11/2022 09:11
- Alterado: 06/11/2022 09:11
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução
Copa do Mundo todos sabem que é tempo de futebol e festa. De pessoas vestidas ou pintadas com as cores de seus respectivos países e muita socialização entre todas as culturas.
Mesmo quem não vai ao país do mundial acompanhar os jogos já é familiarizado com as cenas que rodam o planeta de inúmeras pessoas abraçadas se congraçando em um grande universo de interação dos povos, porém a próxima Copa do Mundo que já bate a porta promete ser diferente quanto a isso.
O Catar, país do Oriente Médio tem uma cultura muito diferente de tudo que as pessoas estão acostumadas a vivenciar quando se fala sobre o evento Copa do Mundo. Começamos pelo consumo de bebida alcoólica, que é simplesmente proibido. Pouquíssimos hotéis são autorizados a vender e mesmo assim com muitas restrições. Uma garrafa de cerveja chega a custar mais de cento e vinte reais e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo já deixou claro que o consumo é proibido também dentro dos estádios.
COSTUMES
Sobre as vestimentas das pessoas o Catar também tem suas peculiaridades como por exemplo os homens não podem mostrar em público do pescoço aos joelhos e mulheres do pescoço até a canela ou calcanhares. Decotes, saias e shorts curtos e roupas apertadas ou rasgadas devem ser evitados. Em prédios públicos e religiosos, essas regras são seguidas à risca e isso serve para seus moradores e turistas. Quem não respeitar essas regras não será preso, porém sofrerá certos constrangimentos desnecessários em uma viagem para se divertir.
O brasileiro que visitar o Catar precisa ter em mente que homens não devem tocar ou estender a mão a uma mulher catari, como são chamadas por lá. Ainda que ela faça esse gesto primeiro, muitos preferem não apertar a mão em sinal de respeito. O abraço e a troca de beijo no rosto estão definitivamente fora de questão. Demonstrações de afeto e carinho em público são proibidos no Catar, assim como em todo o Oriente Médio. Ou seja, a famosa câmera do beijo não terá espaço nas transmissões dos jogos do Mundial.
O Catar é um país muçulmano onde a religião islâmica norteia o cotidiano da maioria dos seus 2,7 milhões de habitantes, que param cinco vezes durante o dia para fazer orações e muitas vezes em locais públicos como vias e parques e a interrupção do ato ou qualquer perturbação ao mesmo pode gerar severos problemas com a justiça local.
Enfim, trata-se de um país que possui uma cultura bem diferente da ocidental, mas também um país que conhece o que significa Copa do Mundo e torcemos que todos encontrem um denominador comum onde prevaleça o respeito e os princípios legais de uma convivência saudável e inesquecível a todos.