GT apoia políticas voltadas às juventudes do campo, das águas e das florestas
Uma das competências do grupo será monitorar a elaboração e as ações do Plano de Juventude e Sucessão Rural do Governo Federal
- Data: 22/05/2024 13:05
- Alterado: 22/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Governo Federal
Crédito:Divulgação
O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22 de maio, traz a Portaria nº 180, que institui o Grupo de Trabalho Técnico para subsidiar iniciativas relacionadas às juventudes do campo, das águas e das florestas, no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude.
O Grupo de Trabalho vai apoiar a formulação, acompanhar e monitorar políticas voltadas para as juventudes do campo, das águas e das florestas. Também deverá promover a interlocução com a sociedade civil e articular a participação social desses jovens, assim como acompanhar e monitorar a elaboração e as ações do Plano de Juventude e Sucessão Rural.
Anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar durante a 7ª Marcha das Margaridas, em 2023, o Plano de Juventude e Sucessão Rural é um avanço na elaboração de políticas estruturantes que promovam oportunidades e novas perspectivas de vida para a juventude do campo.
FORMAÇÃO — A iniciativa será composta por três representantes da Secretaria Nacional de Juventude, um do Comitê Interministerial da Política Pública de Juventude (Coijuve) e outro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Poderão ser convidados a participar de reuniões do Grupo de Trabalho Técnico representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, da sociedade civil e especialistas. Está prevista a produção e publicação de boletins mensais sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho Técnico tem 180 dias, contados da data da primeira reunião ordinária, podendo ser prorrogado, para apresentar ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, um relatório final.