Governo Federal elogia Patrulha Maria da Penha de Diadema

Tamires Sampaio, assessora especial do Ministério da Justiça e ex-secretária adjunta de Segurança Cidadã em Diadema, afirma que trabalho no município tem total apoio na União

  • Data: 10/03/2023 14:03
  • Alterado: 31/08/2023 22:08
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
Governo Federal elogia Patrulha Maria da Penha de Diadema

Governo Federal elogia Patrulha Maria da Penha de Diadema

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Com a presença de Tamires Sampaio, assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), foi realizada nesta quinta-feira, 9/3, a cerimônia do segundo aniversário da Patrulha Maria da Penha – GCM de Diadema.

Antes de assumir a função federal, a jovem advogada negra, pesquisadora da área da segurança pública há 10 anos, foi assistente do secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, e coordenou a implantação da Patrulha no município.

“Estou feliz de voltar a Diadema porque a cidade foi uma escola na qual aprendi muito. De modo especial, aprendi a fazer pontes a partir da política de segurança cidadã. Parabéns pelo trabalho da Patrulha Maria da Penha e podem contar com o Governo Lula porque a meta para os próximos anos é reduzir a violência e ampliar a proteção às mulheres”, declarou Tamires Sampaio.

A coordenadora do Pronasci anunciou também que já está definido o investimento na construção de mais 40 Casas da Mulher Brasileira e de 270 novas viaturas para serviços de Delegacia da Mulher e de Patrulha Maria da Penha.

Seguindo a linha do Governo Federal, a Prefeitura de Diadema também quer fortalecer mais o serviço da Patrulha e ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência.

“Vamos dobrar o efetivo da Patrulha Maria da Penha da GCM Diadema este ano. Para isso, já estamos contratando por concurso 50 mulheres e 50 homens para aumentar o efetivo da Guarda”, anunciou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano. Ele afirmou ainda que a meta da pasta é ampliar a presença feminina na GCM para 50% do efetivo.

A prefeita em exercício, Patty Ferreira, parabenizou a Patrulha pelo segundo aniversário e agradeceu o empenho, dedicação e eficiência da equipe no trabalho de proteção às vítimas.

A comemoração reuniu muita gente

Representando a Prefeitura compareceram: Antônio Fonseca (secretário adjunto de Segurança Cidadã), Edvaldo Mendes (comandante da GCM Diadema); secretariado: Luciana Avelino (Esporte e Lazer), Gel Antônio (Segurança Alimentar), Maninho (presidente da Fundação Florestan Fernandes); coordenadorias: Cleone Santos (Políticas Públicas para as Mulheres), Márcia Damaceno (Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Rafaela Boani (Política Públicas da Juventude), e Robson de Carvalho (Políticas de Cidadania e Diversidades) e outros.

O Poder Legislativo foi representado por Orlando Vitoriano, presidente da Câmara Municipal; e os vereadores Lilian Cabrera, Joza Queiroz, Neno, Edval da Farmácia.

Muitas cidades por meio de suas Guardas Civis marcaram presença: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, São Paulo, Poá, Osasco, Valinhos, Taboão da Serra, Suzano, Boituva, Itaquaquecetuba, Guarujá, São Vicente e São Pedro da Aldeia (RJ).

A animação cultural do evento ficou por conta dos integrantes da Casa da Música de Diadema.

“Violência psicológica é crime”

A segunda parte do evento de aniversário foi conduzida pelas supervisoras da Patrulha Maria da Penha de Diadema: a GCM Luta e a GCM Simone. O Serviço de Mediação de Conflitos também apresentou a experiência do Grupo Reflexivo de Homens do Projeto Diamar, recentemente implantado. O novo serviço trabalha com homens condenados por autoria de violência contra mulher. Nesses casos eles podem cumprir como pena alternativa a obrigatoriedade de participar de 16 encontros de reeducação. O grupo também aceita homens voluntários.

A palestra “Violência psicológica é crime” foi ministrada pela coordenadora da Casa Beth Lobo, Amanda Bezerra dos Santos. Na exposição, a palestrante detalhou que o tema é de extrema importância porque ao contrário da violência física, que deixa marca e é notada mais facilmente, a psicológica é sutil e camuflada, mas nem por isso é menos grave ou secundária.

“A violência psicológica causa depressão e faz com que a mulher sinta-se no fundo do poço. Nossos serviços de proteção e acolhimento precisam ser a ‘corda’ que ajuda a subir e sair do buraco”, exemplificou Amanda.

MP elogia o trabalho da Patrulha

O Ministério Público foi representado no evento pelo promotor Eduardo Amaral, acompanhado das promotoras Juliana Carla Maciel Ramos e Andrea Maria Coelho Berti Rollo. “A Patrulha Maria da Penha de Diadema demonstrou muita eficiência em dois anos de existência, aliando ao seu trabalho o acolhimento humanizado às vítimas”, avaliou o promotor.

Ele contou também que já percebe no dia a dia a mudança de comportamento das vítimas nos depoimentos. “Vejo mulheres com mais firmeza e coragem de denunciar o agressor. Essa postura decorre do fato de se sentirem mais protegidas e acolhidas pela Patrulha, um serviço que anteriormente não havia”, constatou o promotor Eduardo Amaral.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Governo Federal elogia Patrulha Maria da Penha de Diadema










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados