São Paulo Meio Ambiente

Glass Is Good® e programa Vidro Vira Vidro recuperam mais de 2,9 milhões de embalagens

Com adoção de Pontos de Entrega Voluntária, Glass Is Good®, Massfix e Verallia potencializam os resultados de logística reversa e recuperaram quantidade de embalagens que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro

  • Data: 06/05/2024 12:05
  • Alterado: 06/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABRABE
reciclagem-vidro

Crédito:Divulgação/Massfix

A reciclagem do vidro desempenha papel importante na redução do impacto ambiental e na preservação dos recursos naturais. Para garantir que esse processo seja eficaz, é essencial contar com uma infraestrutura adequada que facilite a destinação correta do material. Uma das soluções para isso são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Por isso, o Glass Is Good®, programa de logística reversa de embalagem de vidro pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, juntou-se à Massfix, empresa do setor de reciclagem líder da América Latina, e à Verallia, terceiro produtor mundial de embalagens de vidro para bebidas e alimentos, na parceria com o Vidro Vira Vidro, uma iniciativa da multinacional francesa que tem o objetivo de ampliar a logística reversa de embalagens de vidro no Brasil. O programa busca fortalecer a estratégia de implementação desses equipamentos de coleta para a recuperação do vidro. Neste ano, a parceria já realizou a instalação de 372 PEVs distribuídos em quatro estados.

Como resultado deste trabalho conjunto, mais de 2,9 milhões de garrafas de vidro já foram recuperadas, o que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro que serão beneficiados pela logística reversa. Além disso, é importante destacar o impacto ambiental do processo de recuperação de embalagens de vidro. A iniciativa contribuirá para reduzir a emissão de, aproximadamente, 689 toneladas de CO2 com os processos de reciclagem.

“Na Massfix, acreditamos que a reciclagem do vidro não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade de promover a sustentabilidade e a inovação em nosso setor. Ao reciclar vidro, não apenas conservamos recursos naturais preciosos, mas também reduzimos a pegada de carbono e contribuímos para um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

A união entre esses atores busca integrar a indústria vidreira, representada pela Verallia, que disponibiliza os PEVs e reinsere o vidro coletado em sua cadeia produtiva, com a Massfix que operacionaliza a logística e o beneficiamento dos cacos, e o Glass Is Good, que adquire os créditos de logística reversa do volume gerado pelos PEVs. A parceria permite completar a circularidade da cadeia do vidro.

“A reciclagem do vidro requer o envolvimento de todas as partes da rede de produção, desde a fabricação até o descarte adequado. Ao trabalharem juntas, as indústrias de bebidas e do vidro, juntamente com as beneficiadoras de vidro, assumem a responsabilidade compartilhada pela gestão sustentável dos resíduos do material, contribuindo para a redução do impacto ambiental e promovendo a economia circular”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE. Foja reforça que os PEVs são uma das possibilidades para a atuação na logística reversa, evidenciado que a recuperação de embalagens de vidro pós-consumo é um trabalho que necessita de uma estratégia ampla, com várias ações conjuntas.

Os PEVs são um importante instrumento de engajamento e conscientização da população local e possibilitam a rastreabilidade dos volumes recebidos. Para garantir a visibilidade e facilitar o acesso da população, as grandes caixas verdes em forma de contêiner são instaladas em locais com grande fluxo, como parques, postos de gasolina e áreas públicas.

“A instalação dos PEVs faz parte do objetivo de ampliar a reciclagem desse nobre resíduo retornando-o para a cadeia produtiva, essa é uma das ações que reforçam o propósito da Verallia de reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados do Programa Vidro Vira Vidro estão sendo muito satisfatórios, e continuaremos avançando na agenda sustentável colaborando com o impacto positivo ao meio ambiente”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

Compartilhar:

  • Data: 06/05/2024 12:05
  • Alterado: 06/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABRABE









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados