GCM de São Bernardo realiza palestra de trânsito em escola
A GCM de São Bernardo promoveu ações de conscientização sobre sinalização e travessia segura para 150 crianças no Batistini
- Publicado: 05/07/2026 14:09
- Alterado: 05/07/2026 14:09
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: PMSBC
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo realizou uma palestra especial de educação e segurança viária para cerca de 150 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade aconteceu nas dependências da EMEB Octávio Edgard de Oliveira, localizada no bairro Batistini, e teve como foco central a prevenção de acidentes e a formação de comportamentos responsáveis nas vias públicas desde a infância.
A ação educativa foi integrada ao projeto interdisciplinar da escola municipal, intitulado “Cantando e Encantando”, que promove pilares de cidadania, sustentabilidade e consciência social entre alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Conteúdo Pedagógico e Regras de Segurança

A instrução foi conduzida pelas guardas de 3ª Classe, Ana Carolina e Paloma, que adaptaram os conceitos técnicos da legislação de trânsito para uma linguagem lúdica e interativa. Durante o encontro, os alunos aprenderam sobre:
- Travessia Segura: Uso correto e obrigatório da faixa de pedestres;
- Equipamentos de Retenção: Importância do uso do cinto de segurança, além das normas para o uso de cadeirinhas e assentos de elevação;
- Regras de Transporte: Critérios de idade mínima e altura para o transporte de crianças no banco dianteiro de carros e em garupas de motocicletas (reforçando o uso do capacete);
- Distração Crítica: Alertas sobre os perigos de utilizar o aparelho celular ou fones de ouvido ao caminhar e cruzar as ruas, além dos riscos de brincar próximo ao fluxo de veículos.
Para fixar as orientações, as agentes aplicaram um jogo de perguntas e respostas (quiz) dinâmico, transformando as crianças em “multiplicadoras” das boas práticas para que levem os ensinamentos aos pais e responsáveis dentro de casa.
Aproximação Comunitária e Cidadania
A iniciativa faz parte de um programa fixo da Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo, que busca estreitar os laços entre as forças policiais e a comunidade escolar. Além do patrulhamento ostensivo ordinário, a GCM local mantém divisões especializadas, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Guarda Ambiental e a Patrulha Guardiã Maria da Penha, que desenvolvem ciclos regulares de palestras em bairros periféricos e escolas da rede municipal de ensino ao longo do ano letivo de 2026.