GCM impede tentativa de roubo a celular em São Caetano
Na noite desta quinta-feira (22/9) impediu uma tentativa de roubo de celular nas proximidades do Parque Catarina Scarparo D’Agostini, conhecido como ‘Chiquinho’, no Bairro São José
- Data: 23/09/2016 13:09
- Alterado: 23/09/2016 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
A Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul, que tem um importante papel na queda dos índices de criminalidade da cidade nos últimos anos (dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo),
O incidente ocorreu por volta das 20h30. A GCM foi acionada e uma viatura da Rondas Municipais (ROMU) teve sucesso na abordagem ao suspeito na Rua Senador Fláquer. Ele foi reconhecido pela vítima e encaminhado à Delegacia Sede do município.
O trabalho ágil e prestativo da GCM de São Caetano foi elogiado pela vítima, uma mulher de 35 anos que não quis se identificar. “Quero agradecer por todo o carinho, atenção e eficiência da Guarda. Mesmo tendo sido assaltada, fui socorrida e atendida e, graças ao trabalho da GCM, me sinto segura.”
Cidade Segura – O êxito do maciço investimento da Prefeitura de São Caetano no setor de Segurança, que teve como ponto alto o lançamento, em abril de 2014, do Programa Cidade Segura, pode ser sentido pela população nas ruas da cidade e tem a comprovação de estatísticas estaduais. De acordo com dados referentes a julho da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a cidade apresentou vertiginosa queda em diversos índices criminais.
Os roubos de veículos, por exemplo, caíram bruscamente, na ordem de 40%, no comparativo entre julho do ano passado e o mesmo mês de 2016. Em julho de 2015, foram registradas 35 ocorrências desse gênero no município, contra 21 no mesmo período de 2016.
Os índices criminais decrescentes em São Caetano, ainda segundo o balanço do Estado, também fazem referências a roubos e furtos em geral. Em julho de 2015, foram registrados 107 roubos em geral, contra 56 no mesmo período de 2016, queda de 47,66%. Já os furtos em geral caíram 28,23%, se comparados julho do ano passado com o mesmo mês deste ano (124 e 89, respectivamente).
Programas e ações – O Programa Cidade Segura engloba 16 itens, sendo que, 14 deles, estão em plena execução, como a Atividade Delegada e a Atividade Diferenciada, em que a Administração Municipal paga para que policiais militares e guardas civis municipais atuem em dias de folga; renovação e ampliação da frota da Guarda Civil Municipal (GCM); reforma de delegacias e bases da PM; e concessão de auxílio financeiro para a manutenção das corporações estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) na cidade.
Outras ações impactantes agregadas ao Cidade Segura foram a reforma completa do prédio da GCM; a aquisição de 200 pistolas semiautomáticas e renovação do uniforme da Guarda; e a construção de uma base fixa de segurança na entrada da cidade, na Avenida Guido Aliberti.