GCM de São Bernardo sedia curso inédito de tecnologias não letais

A GCM de São Bernardo sediou curso inédito de tecnologias não letais, reunindo 50 profissionais de segurança do Estado para treinamento

Crédito: Divulgação

O Centro de Formação da GCM de São Bernardo encerrou, nesta sexta-feira (19/06), o curso de instrutor em Tecnologias Não Letais (TNL). A capacitação inédita no Estado de São Paulo reuniu integrantes da corporação e profissionais de diferentes instituições de segurança pública e privada. A iniciativa foca no aperfeiçoamento técnico, uso responsável da força e preservação da vida.

O treinamento foi realizado com certificação da Condor Tecnologias Não Letais e reuniu 50 alunos de diversas instituições. O conteúdo programático combinou aulas teóricas, atividades práticas e produção científica. Com as instruções recebidas na GCM de São Bernardo, os participantes ampliaram conhecimentos sobre atuação técnica, gerenciamento de ocorrências e uso diferenciado da força.

O prefeito Marcelo Lima destacou a importância da cidade receber o evento. “É uma satisfação ver São Bernardo sediando um curso que reúne profissionais de diversas instituições e cidades do Estado. Isso demonstra a credibilidade do trabalho desenvolvido pela nossa GCM de São Bernardo e pelo Centro de Formação. Quando investimos em capacitação, estamos investindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população.”

Treinamento prático e formação de multiplicadores

Com carga horária de 40 horas, o treinamento preparou os participantes para atuarem como multiplicadores do conhecimento em suas corporações. Durante quatro dias de atividades presenciais, os alunos operaram equipamentos de menor potencial ofensivo utilizados em ocorrências reais.

Os profissionais da segurança receberam treinamento prático com os seguintes recursos:

  • Granadas de luz, som e fumaça;
  • Dispositivos elétricos incapacitantes (armas de eletrochoque);
  • Munições de impacto controlado (balas de borracha);
  • Agentes químicos (spray de pimenta e gás lacrimogêneo).

Integração estadual e polo de qualificação

Além dos agentes da GCM de São Bernardo, o curso reuniu representantes do Tribunal Regional Federal (TRF), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal. Guardas municipais de cidades como Barueri, Guarulhos, Indaiatuba, Ribeirão Preto, São Paulo e Caraguatatuba também integraram o grupo.

A escolha do município para sediar a capacitação reforça o papel da GCM de São Bernardo como polo de qualificação na região do ABC. A unidade é responsável tanto pela formação de novos guardas quanto pelo aperfeiçoamento contínuo do efetivo.

“A segurança está em constante evolução e nós precisamos acompanhar esse processo. Receber um curso deste nível em São Bernardo demonstra a credibilidade conquistada pelo nosso Centro de Formação e garante que os profissionais tenham acesso às técnicas e conhecimentos mais atuais”, afirmou a supervisora Medeiros, instrutora e coordenadora pedagógica da corporação.

Investimento na modernização da segurança

A modernização da estrutura da GCM de São Bernardo faz parte das metas de investimento na valorização dos profissionais da área de segurança. Em 2025, a unidade móvel de ensino e o Centro de Formação registraram mais de 4,6 mil participações em atividades de capacitação e promoveram mais de 2,5 mil horas-aula de treinamento prático e teórico.

  • Publicado: 19/06/2026 20:58
  • Alterado: 19/06/2026 20:58
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo