GCM dá aula sobre ecologia para alunos no Batistini

A GCM promoveu uma palestra de conscientização ambiental para ensinar 150 alunos de São Bernardo a proteger a fauna, a flora e os rios locais

Crédito: Fotos: Divulgação

Cerca de 150 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Octávio Edgard de Oliveira, no bairro Batistini, participaram de uma palestra especial de educação ambiental na terça-feira (23). A aula diferenciada foi conduzida pelos agentes da Guarda Ambiental, uma ala especializada da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo.

O encontro teve como foco principal conscientizar as crianças sobre a importância de proteger a natureza, os rios e a vegetação nativa. De forma lúdica, os guardas explicaram como funciona a cadeia alimentar e qual é o papel de cada espécie para manter o ecossistema em perfeito equilíbrio.

A atividade faz parte do projeto interdisciplinar “Cantando e Encantando”, que une a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em ações voltadas à cidadania, cultura e sustentabilidade.

Pequenas atitudes e alunos multiplicadores

GCM
Fotos: Divulgação

Durante o bate-papo, os agentes reforçaram como ações simples do dia a dia fazem a diferença, como não jogar lixo na rua, cuidar das plantas e respeitar os animais silvestres que aparecem na região.

“Procuramos mostrar às crianças, de forma simples e dinâmica, como pequenas atitudes podem contribuir. Quando elas compreendem isso desde cedo, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e na comunidade”, explicou o GCM 1º Classe P. Ferreira.

A aproximação com os fardados também foi elogiada pelo corpo docente da escola. O professor Girordan Correia dos Santos e a vice-diretora Alessandra Godoy destacaram que esse contato quebra barreiras, cria um laço de confiança com as forças de segurança e transforma os guardas em grandes aliados na formação de valores dos estudantes.

Atuação da Guarda Ambiental

GCM
Fotos: Divulgação

Além de realizar palestras e visitas educativas nas escolas municipais, a Guarda Ambiental de São Bernardo tem uma forte atuação de campo. A equipe é responsável por:

  • Fiscalizar áreas de proteção ecológica e combater o desmatamento;
  • Prevenir e punir crimes ambientais;
  • Resgatar animais silvestres perdidos ou machucados;
  • Patrulhar e proteger a região da Represa Billings.

Como denunciar crimes ambientais

Os moradores podem ajudar o trabalho da Guarda Ambiental denunciando invasões de terrenos protegidos, descarte irregular de entulho e lixo, queimadas ou casos de maus-tratos contra animais. As denúncias são anônimas e funcionam 24 horas por dia pelo telefone 153.

  • Publicado: 24/06/2026 17:44
  • Alterado: 24/06/2026 17:44
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC