Fundação CASA promove regional do Torneio de Basquetebol na capital
Adolescentes internados em São Paulo e Osasco disputam vaga para o estadual a partir desta sexta-feira (26)
- Data: 25/08/2022 19:08
- Alterado: 25/08/2022 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Crédito:Reprodução
Ao menos 65 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 13 centros de atendimento masculino da Fundação CASA nas cidades de São Paulo e Osasco disputam, a partir desta sexta-feira (26), a vaga da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) para a fase estadual do VII Torneio Estadual de Basquetebol da Fundação CASA.
Os jogos da DRMNO acontecem em datas e horários pré-agendados até a véspera do feriado de 7 de setembro, nas quadras de quatro centros socioeducativos localizados na capital: Complexos Vila Maria – CASAs João do Pulo e Vila Guilherme – e São Luiz – CASAs Jardim São Luiz I e II. A semifinal e a final ocorrem na quadra do CASA Vila Guilherme, às 9h30, no dia 06 de setembro.
Em busca do título regional da DRMNO e de uma das oito vagas para a fase estadual, concorrem equipes representantes dos CASAs Ouro Preto, Nova Vida, Paulista, João do Pulo, Bela Vista, São Paulo, Vila Guilherme e Governador Mário Covas, do Complexo da Vila Maria; Jardim São Luiz I e II, do Complexo São Luiz; Ipê, do Complexo Raposo Tavares; Pirituba; e Osasco II, do Complexo Osasco, na Região Metropolitana.
Os times serão divididos em três chaves – 1, 2 e 3 –, em jogos de todos contra todos. Os vencedores de cada chave, além do segundo colocado da chave 3, seguem para a semifinal e final da Divisão Regional Metropolitana Noroeste. Cada equipe terá até sete jogadores – cinco na linha e dois reservas.
A sétima edição do Torneio Estadual de Basquetebol tem o objetivo de estimular adolescentes em internação no Estado de São Paulo a praticar a modalidade, trazendo valores como ética, determinação, espírito de equipe e cidadania.
“Acabamos também por promover o intercâmbio esportivo entre adolescentes e servidores dos centros socioeducativos, o que colabora tanto no processo socioeducativo dos jovens quanto na revelação de talentos no basquete”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
Na categoria masculina, o Torneio é dividido em três fases: a regional, com vaga classificatória disputada nas oito divisões regionais da Fundação CASA; a semifinal, quando os oito representantes regionais concorrem pelas quatro vagas classificatórias; e a final, quando as quatro equipes mais bem classificadas disputam o troféu estadual.
As adolescentes da categoria feminina, internadas em quatro centros socioeducativos nas cidades de São Paulo e Cerqueira César, disputam diretamente a fase final. Segundo o boletim estatístico diário da Instituição, nesta quinta-feira (25), dos 4.771 adolescentes em atendimento, apenas 3,84% são do gênero feminino, o que justifica os times seguirem direto para a disputa do troféu do Torneio na categoria.
A grande final do Torneio acontecerá no dia 29 de setembro.