Fundação Abrinq elege Aidan Ravin Prefeito Amigo da Criança
Solenidade nesta quarta-feira, em Brasília, premia gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes
- Data: 26/06/2012 20:06
- Alterado: 26/06/2012 20:06
- Autor: Nabor Jr.
- Fonte: SECOM PSA
Crédito:
Já não são apenas os pais e responsáveis pelos pequenos andreenses que notaram a diferença na atenção e no tratamento que a atual administração municipal dá às crianças e adolescentes da cidade. A Fundação Abrinq – Save the Children, principal instituição do País dedicada à proteção e promoção dos direitos da infância e da adolescência, também notou esses avanços. E por isso outorgará ao prefeito de Santo André, Aidan Ravin, o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’, na categoria Reconhecimento Pleno. O prêmio será entregue em solenidade que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (27).
“A defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes é uma política que adotamos desde o início do nosso governo. É nossa obrigação, enquanto poder público, contribuir com a melhoria na qualidade de vida das nossas crianças. E esse prêmio vem coroar esse trabalho, que envolve a dedicação de milhares de agentes públicos da nossa prefeitura. Ninguém conquista um prêmio desse sozinho”, comentou Aidan.
O prêmio Prefeito Amigo da Criança (PPAC) foi criado em 1996 e tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Atualmente, o programa está em sua quarta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012.
Os critérios de avaliação envolvem indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão. Atualmente em sua 4ª temporada – o que corresponde ao mandato municipal 2009-2012 -, o prêmio teve nesta edição a adesão de 1.566 municípios. Deles, 307 cumpriram com os critérios iniciais propostos e apenas 181 tiveram o reconhecimento pleno, entre eles Santo André.
Pesaram a favor do chefe do Executivo andreense para a conquista do prêmio ações como a promoção, proteção e apoio, entre outros, a amamentação materna em programa desenvolvido pelo Hospital da Mulher, a criação de mais de 6 mil vagas em creches e escolas municipais, as aulas gratuitas de inglês introduzidas no ensino público, os exames de vista e a posterior entrega gratuita de óculos aos alunos da rede pública de ensino, o combate à exploração e ao trabalho infantil, a excelência em gestão fiscal obtida por meio do contingenciamento orçamentário e da obtenção de superávit para a superação de dificuldades impostas à atual gestão, entre outros.