Funarte participa da exposição “Bicentenário da Independência”, no Palácio do Planalto
No dia 1º de setembro, os dois primeiros volumes de uma série, que comemora “200 anos de artes no Brasil” estarão disponíveis de forma gratuita, no site da Fundação
- Data: 02/09/2022 14:09
- Alterado: 02/09/2022 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Funarte
Crédito:Gianne Carvalho
A Fundação Nacional de Artes – Funarte participa, a partir do dia 1º de setembro, da exposição Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022, inaugurada em agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto ‘Medalhas do Bicentenário da Independência’ vai disponibilizar um totem interativo, onde apresentará 10 medalhas digitais relacionadas ao tema e o público terá a oportunidade de votar na sua favorita durante a visitação. Além disso, a instituição lança, nesta mesma exposição, a mostra itinerante ‘Hinos do Brasil’, que traz manuscritos de 12 hinos históricos. Uma série musical com o trecho das obras expostas será tocada ao vivo durante toda a temporada
Medalhas do Bicentenário da Independência’
A iniciativa, que teve a aprovação dos artistas participantes, é fruto do Prêmio Funarte Medalhas do Bicentenário da Independência do Brasil, lançado recentemente pela instituição. As medalhas selecionadas para votação foram escolhidas por uma curadoria da Funarte, criada especialmente para a mostra de Brasília. Estão concorrendo no ‘Medalhas do Bicentenário da Independência’, os seguintes trabalhos digitais: Medalha 33; O Grito do Brasil; Medalha Sol da Liberdade; Independência: uma história de luta; Grito de Ipiranga; Coração em Liberdade; 7 de setembro – 200 anos; Pedro I – Imperador do Brasil, Raiou a Liberdade e Imperatriz Leopoldina na Independência do Brasil. Possivelmente, a obra vencedora será cunhada. A votação é feita através do site.
‘Hinos do Brasil’
A mostra itinerante ‘Hinos do Brasil’ apresenta manuscritos de 12 hinos históricos. O projeto faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As obras pertencem à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ e já foram expostas em Minas Gerais, no primeiro semestre deste ano. A abertura oficial da exposição será no dia 1º de setembro, com a chegada do Hino Nacional. Um concerto com a pianista Ligia Moreno celebra o lançamento.
No programa consta, ainda, uma série musical com os trechos dos hinos tocada ao vivo. Durante a temporada da mostra serão exibidas as seguintes obras: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil. Outros documentos que integram o processo de construção destas partituras, também serão apresentados para apreciação dos moradores e visitantes de Brasília.
A partir do dia 8 de setembro, quinta-feira, estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal e de regiões próximas, já podem visitar a mostra ‘Hinos do Brasil’ e votar nas medalhas participantes do projeto ‘Medalhas do Bicentenário da Independência’. Será necessário, no entanto, o agendamento prévio com o Setor Educativo do Palácio do Planalto. O roteiro cívico possui orientação lúdica e inclui visita às dependências do Palácio.
Serviço:
Ações da Funarte na exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022”
Inauguração: 1º de setembro de 2022 | visitação para grupos escolares, a partir do dia 8 de setembro, mediante agendamento prévio, com o Setor Educativo do Palácio do Planalto
Medalhas do Bicentenário da Independência – Votação em totem interativo e QR Code disponíveis para a atividade
A votação é feita através do site
Mostra itinerante ‘Hinos do Brasil’ – Manuscritos de hinos históricos e série musical com trechos das obras tocadas, ao vivo, até o dia 15 de novembro.
Local: Palácio do Planalto
Praça dos Três Poderes, Brasília (DF)