FUABC reúne unidades para planejamento em sustentabilidade
Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC reuniu neste início de março representantes de todos os hospitais e unidades mantidas, assim como a coordenação do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, com intuito de rever as ações desenvolvidas em 2015 […]
- Data: 07/03/2016 11:03
- Alterado: 07/03/2016 11:03
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
Crédito:FUABC
Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC reuniu neste início de março representantes de todos os hospitais e unidades mantidas, assim como a coordenação do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, com intuito de rever as ações desenvolvidas em 2015 e discutir as metas e iniciativas conjuntas planejadas para este ano. Foi o primeiro de três encontros gerais programados para 2016 pela FUABC, que hoje gerencia 18 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da FMABC e da Central de Convênios, que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santo André, São Bernardo, Santos e Franco da Rocha, por exemplo.
“Realizamos a reunião para marcar o início dos trabalhos na área de meio ambiente e sustentabilidade neste ano e também com objetivo de abrir espaço para a troca de experiências, projetos e iniciativas positivas que nossos colaboradores têm desenvolvido nas diversas unidades da Fundação do ABC. Aproveitamos para revisar tudo o que foi feito no primeiro ano do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, em 2015, e adiantar a agenda, novidades e projetos para este ano”, enumerou o diretor executivo de Qualidade da FUABC, Dr. Murilo Dib.
Entre as ações apresentadas no encontro esteve o início de parcerias para descontaminação e reciclagem de lâmpadas. Trata-se de demanda comum a todas as unidades de saúde, pois o descarte consciente gera custo elevado. A partir do trabalho piloto da FUABC, foi possível economizar em 2015 cerca de R$ 15.000,00 com reciclagem de lâmpadas. A ideia agora é buscar alternativas para um projeto amplo e de longo prazo, que beneficie todos os equipamentos gerenciados pela Fundação do ABC.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Outro ponto destacado na reunião em 2 de março foi a criação em 2015 do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço da Saúde (PGRSS) institucional da Fundação do ABC. A partir desse modelo, as unidades mantidas passaram a atualizar seus planos de resíduos gradativamente, com intuito de padronizar a metodologia em toda a FUABC. Além disso, uma demanda que será reforçada neste 2016 é a compra de balanças pelas unidades. “As balanças são fundamentais para que os hospitais e unidades de saúde possam pesar os resíduos e quantificar a produção em cada setor. A partir desse trabalho, poderemos promover treinamentos e implantar medidas para redução dos resíduos infectantes, cujo descarte tem custo elevado, e posteriormente comparar o impacto das ações propostas na redução dos resíduos hospitalares”, explicaram os gestores do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, Cristina Passaretti, José Alexandre Filho e Pedro Henrique.
Com base na pesagem dos resíduos por unidade e por setor, será possível instituir uma outra ferramenta de gestão: o livro de controle de resíduos. Com isso, mês a mês será feito controle da produção de resíduos em cada departamento, o que permitirá comparações, controle mais efetivo e redução de custos. “A compra das balanças e o livro de controle de resíduos do setor são fundamentais dentro do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço da Saúde. Com maior controle, melhoramos a segregação dos resíduos, diminuindo o volume de infectantes e o custo da unidade com descarte. Além disso, outro benefício será a padronização na medição dos resíduos, que fornecerá à FUABC indicadores gerais e segmentados, subsidiando o desenvolvimento de novos projetos e a tomada de decisões”, detalhou o diretor Dr. Murilo Dib.
2º FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE
Em dezembro de 2015, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade organizou a primeira edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo foi dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente.
Além de palestras e debates, a programação científica abriu espaço para apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC reconhecidos com menções honrosas na edição 2015 do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – realizado em anualmente pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá e de Praia Grande, Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual de Francisco Morato, Hospital Nardini de Mauá e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João-Lavras, de Guarulhos, estiveram entre as unidades que apresentaram cases de sucesso.
Para 2016 já está confirmada a realização do “II Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cuja data provável foi anunciada na reunião com as unidades: 23 de novembro. “A partir da experiência inicial de 2015 e do sucesso do evento, nossa ideia é realizar algo ainda maior e com adesão de mais unidades da Fundação do ABC. Vamos incentivar a participação de nossos equipamentos de saúde no Prêmio Amigo do Meio Ambiente, para que posteriormente possam compartilhar essas experiências também no fórum da FUABC”, planejam os gestores do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade.