Força Nacional irá para Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Agentes desembarcam ainda hoje em Rondônia

  • Data: 12/06/2023 17:06
  • Alterado: 18/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Força Nacional irá para Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Hospital de Campanha Yanomami

Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil

Você está em:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no estado de Rondônia, por 90 dias.Força Nacional irá para Terra Indígena Uru-Eu-Wau-WauForça Nacional irá para Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

A medida foi publicada nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União, em uma portaria que também define o apoio logístico aos militares pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Em fevereiro, um pedido do Ministério Público Federal de proteção da área resultou na determinação judicial no sentido da elaboração e execução de um plano de proteção do território indígena Uru-Eu-Wau-Wau. A ação foi motivada por denúncias de crimes ambientais e invasões das terras indígenas.

Estudo prévio

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que os agentes da FNSP chegarão à Rondônia ainda nesta segunda-feira (12). Segundo o comunicado, o total de militares que atuará na região é baseado em um estudo prévio sobre a necessidade para o cumprimento da operação.

A nota informa, também, que “por motivo de segurança das equipes policiais e dos indígenas, não divulgamos números de agentes destacados para operações em andamento”.

De acordo com o Instituto Socioambiental (Isa), a região abrange mais de 1,8 milhão de hectares e é homologada como território indígena desde 1991.

Nela, vivem nove povos indígenas: os Jupaú, ou Uru-eu-wau-wau; os Oro Win; os Amondawa e os Cabixi; além de outros cinco povos isolados, ainda sem contato com pessoas não-indígenas.

Compartilhar:

  • Data: 12/06/2023 05:06
  • Alterado: 18/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados