Força Nacional de Segurança avalia trajeto da Tocha Olímpica em Santo André
Órgão homologou a rota junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, que divulgou hoje o revezamento nas 329 cidades; chama passará dia 23 de julho pelo município
- Data: 24/02/2016 15:02
- Alterado: 24/02/2016 15:02
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
O trajeto que será feito pela Tocha Olímpica dia 23 de julho em Santo André, uma das 329 cidades do País que receberá o principal símbolo da Olimpíada Rio 2016, foi avaliado dias atrás por uma equipe da Força Nacional de Segurança. O percurso, que ainda não pode ser divulgado, terá sete quilômetros em solo andreense. Aqui, serão 32 condutores no revezamento, três deles especialmente indicados pela Secretaria de Esporte e Lazer – os nomes ainda não foram revelados pelo Comitê Organizador.
“O pessoal da Força Nacional realizou o trajeto em Santo André no último dia 8, durante o feriado prolongado de Carnaval, inclusive com a equipe do Departamento de Trânsito acompanhando. Como a ação ocorreu dentro do esperado, a equipe de segurança homologou, oficialmente, a rota junto ao Comitê Olímpico”, explicou Fábio Rubson da Silva, assistente de diretoria da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André. O mesmo ocorreu com São Bernardo e São Caetano.
O anúncio público do trajeto nas 329 cidades da rota de revezamento foi divulgado nesta quarta-feira (24) pela manhã, no Rio de Janeiro, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os municípios anunciados, segundo o Comitê, reúnem os requisitos necessários de infraestrutura para receber o revezamento. No Grande ABC, além de Santo André, a tocha passará por São Caetano e São Bernardo. A competição internacional ocorrerá de 5 a 21 de agosto.
A Tocha Olímpica será acesa dia 21 de abril na Grécia, na cidade de Olímpia. Ali, permanecerá por um tempo antes de seguir para Lausanne, na Suíça, sede do Comitê Olímpico Internacional. De lá, seguirá de avião para o Brasil, mais especificamente em Brasília, onde tem chegada prevista para o dia 3 de maio. Na capital, terá início o revezamento dentro do território brasileiro – cerca de 12 mil condutores ao longo de cerca de 20 mil quilômetros.
No Estado de São Paulo, Itararé será o primeiro município a receber a tocha em 16 de julho. O revezamento da chama olímpica se encerra dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a pira na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã.
ATLETAS – A cada duzentos metros, do total de sete quilômetros de percurso no município, ocorrerá a troca do condutor da chama – parte dos 32 condutores em solo andreense será indicada pelos quatro patrocinadores oficiais do revezamento e o próprio COB, além dos três representantes oficiais da cidade, ainda não revelados de nove nomes indicados por Santo André.
Nesta manhã, o Comitê divulgou os primeiros nomes de atletas, ex-atletas e personalidades que carregarão a tocha. A ex-ginasta Lais Souza e o ex-nadador Gustavo Borges, além da ex-tenista Maria Esther Bueno, estão entre os participantes.