Diadema Cursos

Florestan: escola que ensina a produzir pizzas, bolos, pães e a concretizar sonhos

Cursos na área de gastronomia da Fundação Florestan Fernandes ajudam a criar emprego e renda em Diadema

  • Data: 04/07/2023 16:07
  • Alterado: 04/07/2023 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Florestan: escola que ensina a produzir pizzas

Cursos na área de gastronomia da Fundação Florestan Fernandes ajudam a criar emprego e renda

Crédito:Mauro Pedroso

A possibilidade de diversificar habilidades, realizar sonhos, aprender uma nova profissão, melhorar de vida e poder ajudar sua família. Essas são algumas das perspectivas oferecidas aos alunos que completam uma das formações na área de gastronomia oferecidas pela Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema.

Hoje, a Florestan, como a tradicional entidade é carinhosamente chamada na cidade, está com quatro cursos de gastronomia em andamento – Auxiliar de Cozinha, Confeitaria, Panificação e Pizzaria Básica -, onde estudam 117 alunos.

No entanto, a entidade já ofertou, ou tem planejado para o próximo ciclo formativo, grande diversidade de formações na mesma área: Panificação Artesanal e Panetones, Salgados para Festas, Doces Finos, Cozinha Mexicana, Cozinha Italiana, Cozinha Japonesa, Doceiro – Ênfase à Pascoa e Bombons//Chocolateria.

Além da diversidade de cursos, a estrutura oferecida a quem vai cursar uma das formações impressiona. Entre outros equipamentos, a autarquia conta com cozinha-escola totalmente equipada, diversos utensílios, eletrodomésticos, dispensa abastecida, salas de aula com cadeiras universitárias, TV com acesso à internet e armários para pertences dos alunos.

Apesar disso, para Dayse Santos Gonçalves, 35 anos, o que faz a diferença é a qualidade dos professores da entidade. A moradora de Diadema, que já cursou Confeitaria e Chocolateria, é uma das alunas do curso de Panificação. “São formações muito boas e os professores são muito competentes. Não deixam a desejar quando o quesito é ensinar.”

Empreendedora – ela, inclusive, fez outros dois cursos na Florestan: Design de Sobrancelhas e Maquiagem -, Dayse explica que as formações na área de gastronomia vêm mudando suas perspectivas profissionais. “Faço bolos de pote, bolos de festas, pães, tortas e mousses, além de doces como brigadeiro gourmet e doces finos. Com os cursos da Fundação eu comecei a introduzir outros produtos no meu cardápio, como os pães, que antes não faziam parte das minhas vendas. Todos estão gostando bastante.”

Para ela, a Florestan vem fazendo grande diferença em sua vida. “Tudo que aprendi e aprendo nesses cursos uso para oferecer mais qualidade nos meus produtos. Assim, estou me tornando uma profissional mais qualificada”, explica.

Adilma Celma Gomes Amancio, 49 anos, da mesma forma fez vários cursos na Florestan: Confeitaria, Panificação e, agora, Pizzaria. A munícipe, que já trabalha com culinária, viu nas formações oferecidas pela instituição a oportunidade de diversificar e aprimorar suas habilidades culinárias. “Há três anos trabalho na área de confeitaria na minha casa e os cursos da Florestan permitiram aumentar minha renda porque o que aprendi coloquei em prática. O que mais gostei foi o curso de Panificação, já que antes não sabia fazer pão e hoje faço pra vender”, explicou.

Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da Florestan, afirma que a área de gastronomia é uma das mais procuradas por moradores interessados em aperfeiçoar sua formação. “Há amplo mercado de trabalho para trabalhadores do setor de gastronomia, seja em padarias, restaurantes ou mesmo abrindo seu próprio negócio”, destaca. “A Florestan, ao apostar na diversificação de formações nessa área, garante que mais moradores de Diadema se coloquem no mercado de trabalho e ampliem sua renda. É o nosso grande objetivo”, completa.

Formação ampla – Tendo a missão de democratizar o acesso à qualificação profissional de jovens e adultos, promovendo, ao mesmo tempo, políticas de reinserção ao mercado de trabalho, a Florestan oferece capacitação gratuita em outras áreas além de Gastronomia: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Juventude, entre outras.

Alguns dos mais de 40 cursos disponíveis aos moradores de Diadema, todos com a emissão de certificado, são Assistente Administrativo, Gestão de Pessoal – Recursos Humanos, Técnicas Básicas de Barbearia e Designer de Sobrancelhas.

A última formatura foi em maio, quando cerca de 1.000 pessoas compareceram ao Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha, para festejar a ocasião. Por ano, são realizados três ciclos de formação.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados