Filme exclusivo do Curta!, ‘Incompatível com a vida’ vence o festival ‘É Tudo Verdade’
A obra, viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), aborda tabus como a perda gestacional e neonatal e o aborto
- Data: 24/04/2023 20:04
- Alterado: 24/04/2023 20:04
- Autor: Redação
- Fonte: Curta!
Cena de ‘Incompatível com a vida’
Crédito:Curta!
“Incompatível com a Vida”, dirigido por Eliza Capai, foi o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A obra, viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), aborda tabus como a perda gestacional e neonatal e o aborto. A partir dos registros pessoais da própria gravidez e luto, Capai nos convida a refletir sobre esses temas e quebrar o silêncio que muitas vezes envolve essas situações difíceis. O documentário estreia com exclusividade no Curta! em 2024.
Em emocionado discurso na premiação, Capai disse esperar que o filme seja “um abraço e também catarse para aqueles que passam pelo processo de luto” e que a discussão trazida pelo longa ajude a contribuir com a luta pelos direitos reprodutivos no país.
“É inaceitável que uma mulher morra a cada dois dias em nosso país em decorrência de abortamentos inseguros. É inaceitável que tantas mulheres morram, percam seus úteros e saúde física e mental como resultado da injusta lei que criminaliza o aborto. Precisamos tirar o debate do aborto do campo da opinião pessoal e da crença religiosa e encará-lo como o que é: um debate sobre saúde pública”, disse Capai.
O júri do festival destacou a coragem da diretora em mergulhar de maneira pessoal e sensível nesse tema delicado, “trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil”. “Incompatível com a Vida” ganhou também o Prêmio EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) de Melhor Montagem (Longa-Metragem).
Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming
Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.
Com 10 anos completados em novembro último, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à grade do canal linear e ao streaming.