Brasil - Mundo Música

Filho de Rita Lee anuncia que criou modelo de voz da mãe por meio de IA: ‘Impressionante’

O produtor João Lee disse que trabalhou a partir de 50 músicas gravadas pela roqueira a partir dos anos 1970

  • Data: 02/08/2023 13:08
  • Alterado: 02/08/2023 13:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Filho de Rita Lee anuncia que criou modelo de voz da mãe por meio de IA: ‘Impressionante’

João Lee e a mãe

Crédito:Reprodução

O produtor João Lee, filho do meio da cantora Rita Lee e do músico Roberto de Carvalho, anunciou em uma rede social que conseguiu criar um modelo de voz para a mãe por meio da inteligência artificial (IA).

Na postagem, João explicou que pegou 50 músicas que Rita e Roberto gravaram da metade dos anos 1970, quando começaram a parceria, até as últimas criações (Rita deixou material inédito) e isolou a voz da mãe.

“Cortei cada à capela em várias partes, carreguei e rodei todos os áudios em um modelo de inteligência artificial no meu computador. Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo de voz dela em IA”, escreveu.

João afirmou que gostou do resultado. “Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para o áudio avança.”

O produtor não sinalizou, no entanto, como pretende usar o modelo de voz que conseguiu criar com o auxílio da tecnologia. Porém, isso abre o caminho, por exemplo, para que Rita possa cantar uma música que jamais tenha gravado enquanto estava viva.

Marido e parceiro de Rita por quase 50 anos, Roberto de Carvalho já declarou que ela iria adorar as possibilidades que a IA oferece.

João, que nos últimos anos tem se dedicado ao legado de Rita – foi um dos curadores da grande exposição sobre Rita que ficou em cartaz em São Paulo em 2021 -, afirmou recentemente ao Estadão que a roqueira deixou músicas inéditas gravadas.

O uso da IA na música tem aberto debates no mundo todo. Embora ela possa auxiliar em diversos processos da produção musical – a tecnologia pode restaurar áudios, por exemplo – o que chama mais a atenção é a capacidade que ela tem em reproduzir a voz humana.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados