Festival Mundo Asiático leva gastronomia e cultura oriental a São Bernardo

Evento gratuito será realizado entre 31 de julho e 2 de agosto, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, com culinária típica, apresentações culturais, concurso de cosplay e atrações musicais

Reprodução

Crédito: Reprodução

São Bernardo do Campo será palco do Festival Mundo Asiático entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, reunindo atrações inspiradas nas culturas da Coreia do Sul e do Japão. Com entrada gratuita, o evento acontecerá das 10h às 23h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, com apoio institucional da Secretaria de Cultura.

A programação inclui gastronomia típica, apresentações culturais, workshops de dança, concurso de cosplay e shows musicais voltados ao universo da cultura pop asiática, além de tributos a artistas internacionais.

Gastronomia reúne pratos tradicionais da Coreia e do Japão

Um dos principais atrativos do festival será a culinária oriental. O público poderá experimentar pratos conhecidos, como sushi, yakisoba, lámen e frango coreano crocante, além de receitas tradicionais, entre elas topokki, kimchi e o tanghulu, doce preparado com frutas cristalizadas em calda de açúcar.

O espaço também contará com decoração temática inspirada na cultura japonesa, incluindo um torii — portal tradicional nipônico —, ruas decoradas com lanternas e referências às sakuras, as cerejeiras japonesas, criando ambientes voltados para fotografias.

Programação destaca cultura oriental e universo pop

Além da gastronomia, o Festival Mundo Asiático oferecerá atrações culturais gratuitas durante os três dias de evento.

Na sexta-feira (31), a programação terá apresentação de taiko e da dança Odori, além de workshop de dança, especial dedicado ao grupo Blackpink e show cover de Psy.

No sábado (1º), o público poderá acompanhar apresentações de K-Pop, participar de workshop de dança, assistir ao tradicional concurso de cosplay — com inscrições realizadas no local — e conferir um tributo ao cantor Bruno Mars.

Já no domingo (2), a programação inclui apresentações musicais, novas atrações de K-Pop, workshop, concurso de cosplay e encerramento com um tributo à banda Queen.

Cidade valoriza diversidade cultural

A secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, destacou que o festival também representa um reconhecimento às comunidades asiáticas que ajudaram a construir a história do município.

“Temos forte presença de imigrantes japoneses, coreanos e de outros países asiáticos que, há décadas, chegaram em São Bernardo em busca de oportunidades e trouxeram na bagagem a riqueza de suas culturas. Ao lado de outros povos, como italianos, português, e de brasileiros vindos de todos os cantos do País, criamos uma mistura incrível e única que são parte da identidade histórica e cultural do município”, afirmou.

O idealizador e organizador do evento, Eduardo Bueno, ressaltou a expectativa para a realização do festival na cidade.

“Trazer o maior festival da gastronomia asiática para São Bernardo é muito gratificante. A cidade com certeza será o circuito deste grande festival que por onde passa vem conquistando cada vez público e apaixonados por esta cultura que é tão marcante”, disse.

Confira a programação

Sexta-feira (31 de julho)

  • 18h – Workshop de dança da música “Jump”, do Blackpink
  • 19h – Yujo Taiko e Odori
  • 20h – Especial Blackpink
  • 21h – Psy Cover

Sábado (1º de agosto)

  • 12h – Guerreiras K-Pop
  • 13h – Set DJ Desi Nunes
  • 14h – Workshop de dança da música “Boompala”, do Le Serafim
  • 15h – Random Play Dance com DJ Desi Nunes
  • 16h – Guerreiras K-Pop
  • 17h – Pikachu e Mario
  • 17h30 – Concurso Cosplay (inscrições no local)
  • 19h – Vicky Dança Lisa & Jennie
  • 20h30 – Tributo a Bruno Mars – The Mars Tribute

Domingo (2 de agosto)

  • 12h – Guerreiras K-Pop
  • 13h – Set DJ Desi Nunes
  • 14h – Musical Midori e Shaka
  • 15h – Workshop de dança da música “DDU-DU DDU-DU”, do Blackpink
  • 16h – Random Play Dance com DJ Desi Nunes
  • 17h – Guerreiras K-Pop
  • 18h – Concurso Cosplay (inscrições no local)
  • 19h – Especial Katseye
  • 20h30 – Tributo ao Queen – Bohemian Rock

Serviço

Festival Mundo Asiático – Especial Coreia e Japão

Data: 31 de julho a 2 de agosto (sexta a domingo)
Horário: das 10h às 23h
Local: Estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta, São Bernardo do Campo)
Entrada: Gratuita.

  • Publicado: 27/07/2026 17:38
  • Alterado: 27/07/2026 17:38
  • Autor: Suzana Rezende
  • Fonte: Prefeitura de São Bernardo