Festival do Chocolate reúne música e dança em Ribeirão Pires
Festival do Chocolate teve sábado com apresentações culturais, artistas e sabores da Amazônia em Ribeirão Pires
- Publicado: 22/08/2026 20:51
- Alterado: 22/08/2026 20:51
- Autor: Gabriel de Jesus
O terceiro fim de semana do Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia movimentou Ribeirão Pires neste sábado (22), com uma programação que reuniu música, dança, atrações culturais e participação de artistas da cidade em diferentes espaços do Centro. No oitavo dia da festa, famílias e moradores acompanharam apresentações que também reforçaram a relação do evento com a memória afetiva da Estância.
Festival do Chocolate tem dança e atrações musicais
No ChocoPaço, o Sábado com Dança reuniu grupos, alunos e familiares em apresentações de diferentes estilos. A programação mostrou que a idade não é um limite para estar no palco e abriu espaço para novos talentos da cidade.

Moradora de Ribeirão Pires, Cleide Loro acompanhou a apresentação da filha, Melissa de Paula Loro, aluna do Núcleo de Dança Karen. Para ela, a participação no Festival do Chocolate representa uma oportunidade para as crianças mostrarem seu trabalho e vivenciarem a experiência de se apresentar diante do público.
“Está sendo uma oportunidade incrível para as meninas subirem ao palco, mostrarem a arte delas e aproveitarem o clima do Festival do Chocolate. É uma experiência muito enriquecedora”, afirmou.
A programação também foi especial para Lidia Gonzaga Almeida, que mora na cidade há quase dois anos e acompanhou a apresentação da filha, Lavinia Gonzaga Almeida, de 8 anos. A menina começou a dançar no ano passado e participa das atividades da Sejel na Quarta Divisão.
“É uma realização dela que acaba sendo minha também. Ver ela se apresentando dá ainda mais ânimo para continuar dançando”, contou Lidia, que participou pela primeira vez da festa e afirmou que pretende retornar na próxima edição.
Além das apresentações de dança, o sábado teve atrações em diferentes pontos do circuito. No Palco Chocolândia, passaram pelo público o Combo EMARP, Mr. Addams e Os Senhores. No Palco Tardezinha, Guto Freitas apresentou seu cover de Belo, seguido pela Resenha dos Primos. Já na Vila do Doce, Leon Felix comandou o espetáculo.
Encerrando a noite no ChocoPaço, Léo Maia levou ao palco uma apresentação marcada por suingue, soul e black music. O cantor, compositor e instrumentista apresentou sucessos de sua trajetória e homenageou o legado de Tim Maia, uma de suas principais referências.
Festival do Chocolate recebe sabores da Amazônia
O Festival do Chocolate também ganhou uma novidade gastronômica nesta edição. Por meio de uma parceria viabilizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Secretaria de Representação do Governo do Estado do Amapá em Brasília, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, a Cunani Chocolates participa pela primeira vez do evento.

A marca de Macapá, no Amapá, apresenta chocolates produzidos com cacau orgânico e ingredientes regionais, sem conservantes ou aromatizantes. Entre os destaques está o Caramelado com Cumaru, ingrediente conhecido como a “baunilha amazônica”, além do chocolate com açaí.
“É uma alegria enorme participar pela primeira vez do Festival do Chocolate e poder apresentar um pouco dos sabores do Amapá para o público de Ribeirão Pires”, afirmou Max Góes, diretor de produção da Cunani Chocolates.
Programação deste domingo
O terceiro fim de semana do Festival do Chocolate 2026 termina neste domingo (23), com atrações para diferentes públicos, incluindo música, atividades infantis, circo e intervenções artísticas pelas ruas do Centro.
ChocoPaço
15h – STRIMILICOTRIC Banda Circo
20h – Renato Teixeira
Palco Chocolândia
15h – Rock Ties
17h – Alessandro Ferraz
19h – Soul High
Espaço Felipe Sabbag
16h – Taiko
Palco Tardezinha
15h – Flashback
19h – Nandu
Palco Vila do Doce
16h – Circo EMARP
Também haverá personagens infantis, circo, palhaçaria, caricaturas, estátuas vivas, sax, sanfona, violino e mágico nas atrações de rua.