São Bernardo Cultura

Festival do Cambuci reserva atrações em sua 6ª edição em São Bernardo

Evento de cultura, lazer e muita gastronomia ocorre neste sábado e domingo dentro do Parque Salvador Arena, no Rudge Ramos

  • Data: 11/04/2024 16:04
  • Alterado: 11/04/2024 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
festa-cambuci

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

A cidade de São Bernardo abriga neste fim de semana o já tradicional e repaginado Festival do Cambuci, recheado de atrações. Será a 6ª edição do evento, que reúne lazer, cultura e muita gastronomia típica. Geradora de grande fluxo turístico, a atividade, gratuita, ocorre neste sábado e domingo (13 e 14/4), das 9h às 20h, nas dependências do Parque Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980), no bairro Rudge Ramos.

Serão mais de 10 horas por dia de ações no parque, recentemente reformado pela Prefeitura. O festival, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, vai registrar extensa praça de alimentação temática, com diversas comidas que contam com recheio, cobertura, molho ou calda de cambuci.

O espaço contempla variedade de produtos com cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica, utilizada no preparo de bebidas, pratos salgados, temperos e sobremesas, em incentivo ao consumo do produto e seus derivados. São mais de 40 tipos de opções, comercializadas por produtores da fruta, com destaque para o sorvete, bolo, pastel, pimenta, conservas e mudas.

“A 6ª edição do Festival reforça a característica de São Bernardo como atrativa ao turismo, que fomenta o desenvolvimento econômico do município. O fluxo de visitantes a cada ano deixa claro que já se consolidou efetivamente, em especial pela organização, estrutura e estímulo à produção local da fruta, típica da nossa Mata Atlântica. Impulsiona, de quebra, o interesse da população em comparecer ao parque, que, assim como outros espaços, foi completamente revitalizado”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Esta edição do evento, além da feirinha do cambuci e artesanato, ficará marcada também pelo recorde de protagonistas. Serão mais de 1.100 ‘artistas’, que subirão ao palco do festival para quase 30 apresentações de dança, música, ballet, canto, coro, circo e artes marciais, como o Tai Chi Chuan, além de oficinas culinárias. Haverá ainda uma homenagem à artista mais longeva da cidade, de 90 anos, definida para acontecer no domingo.

Outra atração do festival envolve a barraca do Fundo Social de Solidariedade. Com entrada franca, parte do dinheiro dos itens comercializados durante o evento é destinado às entidades assistenciais de São Bernardo.

PRODUTORES – A diversificada feira de artesanato do Festival do Cambuci terá a presença de produtores rurais da região do Pós-Balsa, que participaram de capacitação realizada pelo Departamento de Turismo do município, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do Sistema S.

Compartilhar:

  • Data: 11/04/2024 04:04
  • Alterado: 11/04/2024 04:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados