Diadema Cultura

Festa das Crianças e missa campal reuniram 5 mil pessoas à Praça da Moça

Local se transformou em palco de atrações e brincadeiras durante todo o dia

  • Data: 13/10/2023 09:10
  • Alterado: 13/10/2023 09:10
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: PMD
dia-criancas-diadema

Festa das Crianças

Crédito:Dino Santos

A Praça da Moça, no Centro de Diadema, foi transformada num local de festividade religiosa e grande parque de diversões neste Dia das Crianças (12/10) para comemorar o Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças. Durante todo o dia compareceram na Praça aproximadamente 5 mil pessoas. 

Para comemorar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi realizada missa campal no palco montado na praça. A cerimônia religiosa foi organizada pela Paróquia Imaculada Conceição, que fica na Praça da Matriz, também no Centro da cidade. Na celebração, esteve presente o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. e a vice-prefeita, Patty Ferreira. 

O evento para a criançada foi organizado pela Prefeitura de Diadema e, para garantir a diversão e o lazer, todas as secretarias se mobilizaram e levaram seus principais programas. A festa contou também com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

Atividades

A Secretaria de Cultura levou o Circo Escola de Diadema (Tápias Voadores), com artistas apresentando show de equilibrismo (bailarina no arame) e acrobacias com pino de boliche, argolas e bolas, além de malabarismos com fogo. Também artistas com “pernas de pau” circularam pela praça durante todo o dia. O Busão Cultural (ônibus adaptado para biblioteca circulante, de troca de livros e espaço de leitura) incentivou o hábito de ler para todos. A pintura de rostos também foi destaque.

A Secretaria de Esporte e Lazer levou duas mesas de tênis de mesa para pais e filhos se divertirem, além de duas camas elásticas. Sete brinquedos infláveis também fizeram a festa da garotada. Tudo isso somado às barraquinhas de cachorro quente, pizza, acarajé, refrigerante, tapioca, pastel e espetos, da Coopera Diadema, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que foram vendidos a preços populares. 

A Sabesp (Companhia de Saneamento de São Paulo) também esteve presente e forneceu água potável gratuita para todos. 

Outra atração garantida no Dia das Crianças especial de Diadema foi a montagem de totens de memorização, organizada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema, em parceria com a Cia Sopa de Comédia. O equipamento é uma ação educativa que ensina às crianças as regras de um trânsito seguro e responsável. Nele, a criança olha uma imagem relacionada à mobilidade fixada num suporte fixo de plástico. O monitor vai apresentando outras imagens relacionadas à mobilidade e a criança precisa indicar qual delas complementa a outra, que será colocada, também no mesmo suporte (por exemplo, no suporte fixo está uma imagem de skate; a criança vai olhando as imagens até selecionar a imagem de capacete e coloca a imagem selecionada em cima da outra). 

A Secretaria também montou a “Trilha da Vida no Trânsito”, um jogo de tabuleiro no chão (lona impressa) em que a criança joga um dado e percorre o trajeto, indicando quantas casas andar ou não, além de um ensinamento de mobilidade. 

Sirene

A Secretaria de Segurança Cidadã também esteve presente no evento e colocou viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) na Praça da Moça para as crianças conhecerem mais a rotina daqueles que fazem a nossa segurança diariamente. Os pequenos adoraram vestir o uniforme da GCM e subir em uma das duas motos, além de sentarem ao volante da viatura e disparar a sirene. Esse foi o caso de Murilo, de seis anos, morador do Parque Real. “Eu adorei fazer as duas coisas”, disse. 

Como parte da programação, a Rua Graciosa foi interditada para carros e recebeu o programa Lazer Sobre Rodas, que promove o uso de equipamentos sobre rodas e a utilização de ciclofaixas. Com a interdição da via, os moradores foram incentivados a utilizar o local para circular de bicicleta, patins, skate, patinete, triciclo, overboard e carrinho de rolimã. 

Personagens Infantis           

Os espetáculos com personagens infantis também agitaram a criançada na tarde do Dia das Crianças. Foram três apresentações com opções para todos os gostos: princesas dos filmes da Disney (“Moana”, “Frozen” e “Branca de Neve”), filme “Encanto” e super-herois (Mulher Maravilha, Hulk, Homem Aranha e Homem de Ferro). 

Quem esteve muito atento à apresentação dos personagens do filme “Encanto” foram Guilherme, de oito anos e Ayla, de quatro anos. “Ela gostou muito, sorriu demais durante a apresentação”, afirmou Jeniffer Silva, de 33 anos, moradora do Campanário.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos

  • Data: 13/10/2023 09:10
  • Alterado: 13/10/2023 09:10
  • Heitor Bisi
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados