Férias nas Praças da Cidadania reúne mais de 1.400 pessoas em seis unidades
Iniciativa oferece lazer, saúde, bem-estar e oportunidades de emprego para crianças, jovens e adultos até o final de janeiro.
- Data: 23/01/2025 17:01
- Alterado: 23/01/2025 17:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
Com foco no bem-estar, entretenimento, emprego e saúde, a programação de férias das Praças da Cidadania, promovida pelo Fundo Social de São Paulo, já beneficia mais de 1.400 moradores de comunidades em seis cidades do estado. Crianças, jovens e adultos participam das atividades, que seguem até o final de janeiro. A iniciativa ocorre desde o início do mês nas Praças da Cidadania de Mauá, Itapevi, Guarulhos, Osasco, Hortolândia e São Paulo (Paraisópolis), oferecendo lazer gratuito e serviços essenciais para as famílias.
“A programação de férias nas Praças da Cidadania é uma excelente opção de lazer durante o recesso escolar, oferecendo atividades que fortalecem os laços comunitários e impactam positivamente a vida das pessoas, em áreas como saúde, esporte, bem-estar e qualidade de vida“, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
“Além disso, é uma solução importante para crianças que não têm com quem ficar, já que muitas mães trabalham fora ou são empreendedoras. Assim, as atividades oferecidas proporcionam lazer, desenvolvimento e ajudam a manter os jovens em ambientes mais seguros e produtivos“, acrescentou.
A programação incluiu brincadeiras e oficinas lúdicas para as crianças, gincanas e atividades gastronômicas. Jovens participaram de dinâmicas interativas, oficinas de empregabilidade, e aproveitaram a estrutura das praças, como a piscina.
Já adultos e idosos tiveram acesso a palestras informativas e atendimentos voltados ao empreendedorismo e à saúde, como avaliação e orientação odontológica, reforçando o compromisso do projeto com o bem-estar e qualidade de vida de toda a comunidade.
Confira as datas restantes e os destaques da programação:
Praça da Cidadania de Paraisópolis (Rua da Independência, bairro Paraisópolis – São Paulo)
Programação encerrada.
Praça da Cidadania de Itapevi (Rua Penélope, bairro Parque Wey – Itapevi)
24/01 – Palestra Janeiro Branco: Reflexão sobre saúde mental e bem-estar emocional. Contação de histórias: O Monstro das Cores ajuda crianças a identificarem sentimentos. Gincana de férias com diversas brincadeiras.
Praça da Cidadania de Osasco (Rua Colinas do Oeste, bairro Bonança – Osasco)
24 e 31/01 – Férias na piscina, cinema na praça e gincanas: diversão para todas as idades.
29/01 Plantão Mei para empreendedores – Abertura de Mei, Emissão de notas fiscais, Pagamento de Das e Oficina especial de empregabilidade com elaboração de currículos.
31/01 Janeiro branco – Não deixe o cuidado com a sua saúde mental passar em branco.
Praça da Cidadania de Guarulhos (Rua Padre Dourindo de Oliveira Matias, bairro Pimentas – Guarulhos)
22/01 – Palestra Janeiro Branco: Saúde mental em destaque.
Praça da Cidadania de Mauá (Estrada do Carneiro, bairro Jardim Éden – Mauá)
25/01 – Lazer e esporte com educadores físicos.
Praça da Cidadania de Hortolândia (Rua Congonhas, bairro Jardim Nova América – Hortolândia)
27/01: Oficina de artesanato para crianças.
Sobre as Praças da Cidadania
O Programa Praça da Cidadania foi criado pelo Fundo Social de São Paulo para oferecer espaços para inclusão social, qualificação profissional e convivência comunitária em áreas de vulnerabilidade social. As praças combinam melhorias urbanas, como academias ao ar livre, pistas de caminhada, quadras esportivas, áreas de jogos e hortas comunitárias, com cursos profissionalizantes em Gastronomia, Beleza, Informática, Construção Civil e Administração.
Os espaços também promovem atividades culturais e comunitárias em parceria com prefeituras e entidades locais. Atendendo municípios com áreas de alta vulnerabilidade social, o programa reforça ações inclusivas por meio de convênios com Fundos Sociais Municipais. Ao todo, o programa conta com sete unidades implantadas e planeja expansão com a instalação de novas unidades em 2025.