São Paulo Cidade

Feira Tecnológica do Centro Paula Souza divulga projetos finalistas

Estudantes das Etecs, Fatecs e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais podem conferir no site da competição a relação de trabalhos classificados

  • Data: 15/05/2024 14:05
  • Alterado: 15/05/2024 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS
sp-expo

Feteps será realizada em agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado na zona sul da Capital

Crédito:Divulgação

A organização da 15ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) divulgou nesta quarta-feira (15) os 128 projetos finalistas da mostra presencial, marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e outras instituições de ensino nacionais e internacionais podem conferir no site feteps.cpscetec.com.br se teve o seu trabalho classificado.

Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nossa intenção foi reforçar a característica dos alunos das Etecs e Fatecs de colocarem seu espírito empreendedor e conhecimento técnico a serviço da sociedade, pensando no bem comum aliado a novas tecnologias e ideias de negócios”, ressalta a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec Capacitações) do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra.

O evento

De acordo com o novo conceito da Feteps, a mostra de projetos será muito mais do que uma feira de ciências. A ideia é promover um evento que irá aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Haverá, inclusive, um espaço especialmente reservado para rodadas de negócio.

Seguindo a modernização aplicada em feiras e grandes eventos, os estandes da mostra contarão com computadores e aparelhos de TV para que os jovens apresentem os detalhes de seus projetos aos visitantes e avaliadores.

“Nosso objetivo é criar um ambiente onde todos possam compreender, de forma prática, a capacidade dos nossos estudantes de mobilizar as competências e habilidades desenvolvidas durante os estudos, para criação de projetos que oferecem soluções tangíveis para os desafios complexos do mundo, através de produtos e serviços inovadores”, relata a coordenadora da Feteps, Ariane Francine Serafim. “Além disso, o evento fomentará a empregabilidade dos nossos estudantes, proporcionando oportunidades de networking para professores, gestores e parceiros.”

No estande oficial do CPS será possível conhecer parte da estrutura da instituição, como laboratórios e salas maker das unidades, por meio de exposição fotográfica. Os visitantes também terão acesso à Arena de Criatividade, na qual serão disputadas maratonas de robótica e outras atrações.

“A Feteps dá visibilidade àquilo que ocorre dentro das nossas unidades, ressaltando as soluções apresentadas pelos alunos para um mundo que precisa de boas ideias”, avalia a Lucília Guerra. “É uma forma de prestarmos conta do bom serviço público oferecido à sociedade: uma educação de qualidade, transformadora e que provoca mobilidade social, preparando o jovem para o emprego e apoiando sua capacidade de empreender.”

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 02:05
  • Alterado: 15/05/2024 02:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados