Federação Internacional de MMA suspende Rússia e Belarus das competições
Os campeonatos não serão disputados nestes locais; atletas das duas nações também estão vetados de participar
- Data: 02/03/2022 22:03
- Alterado: 02/03/2022 22:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução/Twitter/Toyota Arena
Em meio à guerra provocada pela Rússia que se intensifica no território da Ucrânia, a Federação Internacional de MMA (Immaf, da sigla em inglês) anunciou a suspensão de membros da União Russa de MMA (Rmmau) e da Federação de Luta e MMA de Belarus. Em comunicado, a entidade diz que a medida foi tomada em união a um boicote esportivo internacional a estas duas nações em razão do conflito armado.
A suspensão vai barrar as federações da Rússia e de Belarus de participarem de todos os campeonatos promovidos pela Immaf. O prazo é indefinido. Apesar da entidade dizer que o veto irá durar até um “futuro próximo”, é de se esperar que a decisão dure algum tempo depois do fim das ofensivas russas contra a Ucrânia, quando e se elas acontecerem.
A decisão, além de evitar que atletas destas duas nações participem de competições, também dita que nenhum tipo de evento poderá ser realizado nos países em questão. Em comunicado, o presidente da Immaf lamentou o atual cenário. “É com tristeza que a diretoria da IMMAF tomou essa decisão, pois acreditamos no poder do esporte de unir as pessoas além da política. No entanto, a pátria de nossos amigos e colegas da Liga de MMA da Ucrânia está sob ataque e eles foram forçados a competir na Supercopa da próxima semana para defender seu país. Somos obrigados a nos unir ao esporte global em solidariedade à Ucrânia“.