ABC Economia

Falando de Transportes e Transportadora – Para quem roda – Dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro

A profissão desempenha papel fundamental no transporte de produtos essenciais em todos os setores da economia

  • Data: 13/09/2023 15:09
  • Alterado: 13/09/2023 15:09
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: Automotrix
Driver in cabin of big modern truck

Divulgação

Crédito:Caminhoneiro

No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro, profissão de extrema importância e que desempenha papel fundamental no transporte de produtos essenciais em todos os setores da economia. “A Dunlop tem sido uma parceira constante dos caminhoneiros brasileiros e continua empenhada em fornecer os melhores produtos, aprimorando a performance e a confiabilidade dos pneus utilizados por esses profissionais. Nessa celebração do Dia do Caminhoneiro, trouxemos orientações práticas e rápidas para que possam enfrentar as estradas com maior tranquilidade”, explica Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Dunlop, marca do grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, que atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo.

Dicas para os caminhoneiros

1) Atenção ao peso e à velocidade: evitar sobrecarga e excesso de velocidade é crucial, tendo em vista que o excesso de peso em relação à configuração do veículo pode ocasionar acidentes.

2) Rodízio adequado dos pneus: é fundamental compreender o manual do fabricante para fazer um rodízio adequado dos pneus, levando em consideração que os veículos podem ter requisitos específicos.

3) Avaliar as rodas e válvulas antes da montagem dos pneus: é importante escovar e pintar as rodas para eliminar ferrugem e usar pasta vegetal sem água para montar os pneus usando ferramentas de qualidade.

4) Substituição no momento oportuno: manter uma verificação regular dos pneus é de suma importância para determinar o momento certo para substituições. Para que haja maior aproveitamento da carcaça no momento da recapagem, priorizar a remoção dos pneus com no máximo quatro milímetros de profundidade de sulcos da banda de rodagem.

5) Combinação precisa de pneus duplos: para garantir uma eficiência máxima dos pneus, é crucial harmonizar o desempenho nos eixos de tração e eixos livres. Pneus duplos devem compartilhar características idênticas, como tipo de construção, dimensões, marcas, larguras, diâmetros e padrões de desenho, além de terem profundidades de sulco iguais.

6) Alinhamento e balanceamento adequados: o alinhamento e o balanceamento corretos das rodas contribuem para um desgaste uniforme dos pneus, reduzindo o consumo de combustível e prevenindo o gasto prematuro dos componentes da suspensão.

7) Manter a revisão do sistema de freios e suspensão em dia: esse cuidado é fundamental para garantir a segurança durante a viagem e contribuir para maior vida útil do pneu.  

Compartilhar:
1
Crédito:Caminhoneiro Divulgação

  • Data: 13/09/2023 03:09
  • Alterado: 13/09/2023 03:09
  • Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Automotrix









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados