Exposições tratam da biodiversidade da Mata Atlântica e dos parques da cidade
Atividades integram programação do Meio Ambiente, que contam ainda com debates, oficinas e visita ao Parque Nascentes de Paranapiacaba,
- Data: 12/06/2012 19:06
- Alterado: 12/06/2012 19:06
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: SECOM PSA
OSF Digital vence prêmio de inovação com solução multinuvem para a Ford
Crédito:
A programação especial da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense no mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente (5), continua até o final de junho. Nesta semana, a novidade será a abertura da exposição “Meio ambiente, histórias e índio e sustentabilidade”, na sexta-feira (15), no prédio da Escola de Formação Ambiental Billings, na Rodovia Índio Tibiriçá km 39,3. A exposição interativa, com oficinas, narração de histórias e “banners”, além de material biológico e oca cenográfica, prosseguirá em 18, 19 e 20 de junho, das 8h30 às 16h. O visitante poderá conhecer e interagir com equipamentos e educadores e aprender sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, relação entre o homem e natureza e cultura indígena. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas através do telefone 11 4439-5022.
E o Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, na Avenida Rodrigues Alves 473 A, na Parte Baixa da Vila, recebe até o fim do mês a exposição itinerante “Parques de Santo André”. Organizada pelo Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental da cidade (COMUGESAN), a mostra conta com informações sobre os parques da cidade e imagens sobre os nove anos do parque de Paranapiacaba. As visitas poderão ser feitas de terça-feira a domingo das 9 às 16 horas. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 4439-1323.
Palestras e oficinas
Dentro do projeto das Tardes Ambientais, que integra série de palestras, nesta quarta-feira (13), Andréa Cardoso, doutora em metereologia pela Universidade de São Paulo, abordará o tema “Clima, sua caracterização e relação com os recursos hídricos”. Dia 22, Arilson Favareto, doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo falará sobre “Desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade”. Um dos assuntos ambientais mais comentados na atualidade, o Código Florestal Brasileiro, será tema do encontro com o professor Dácio Roberto Mateus, doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 26 de junho. Finalizando a programação de palestras, dia 27, Bruna Naumann Gelbecke, especialista em Gestão de Resíduos, tratará do tema “Gestão sustentável de resíduos sólidos”. Os encontros serão na própria escola, na Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,3, das 14 às 16h. As vagas são limitadas e será concedido certificado de participação. Inscrições pelo telefone 11 4439-5022.
Dia 24, a secretaria organizará visita monitorada ao Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Neste dia os visitantes poderão conhecer gratuitamente o Núcleo Olho d’Água, que abriga o sistema de reservatórios implantados pelos ingleses no final do século XIX para o abastecimento de água da Vila e da ferrovia. Parte deste sistema ainda funciona, e é controlado pelo SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André. O local é privilegiado para a contemplação da Mata Atlântica e da perfeita integração entre Engenharia e a Natureza. As visitas monitoradas serão gratuitas com saída do paço municipal. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 4439-1323.
E a programação de oficinas da EFA Billings prossegue em 25 e 28, das 14 às 16h, quando será realizada atividade sobre o “Uso sustentável de recursos naturais: oficina de reaproveitamento de papel”, na qual os participantes confeccionarão sacolas a partir da reutilização de folhas de jornal. Em 26 e 28 e 3 de julho, das 8h30 às 12h., será realizado o curso de “Culinária sustentável”, que abordará a questão do consumo responsável e do aproveitamento integral dos alimentos. Além das aulas teóricas estão previstas aulas práticas baseadas no reaproveitamento de alimentos e suas cascas. Todos os cursos serão realizados no prédio da escola. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 4439-5022.
A programação do mês do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, por meio da Escola de Formação Ambiental Billings e da Gerência de Recursos Naturais de Paranapiacaba. A Secretaria é responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba.