Exposições e sessão de cúpula marcam participação do Planetário na Festa das Cerejeiras

Atividades especiais e florescer da espécie nos três bosques serão durante todo o mês. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto haverá apresentações culturais e comidas típicas

  • Data: 03/08/2022 13:08
  • Alterado: 03/08/2022 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SVMA
Exposições e sessão de cúpula marcam participação do Planetário na Festa das Cerejeiras

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Festa das Cerejeiras está de volta após as restrições da pandemia de COVID-19 e uma das novidades é a programação especial no Planetário do Carmo, que participará de forma inédita do evento organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Desde 1981 a Prefeitura tradicionalmente cede o Parque do Carmo, localizado na região leste da cidade, para a celebração da floração anual da espécie típica do Japão.

Completando a Festa, durante todo o mês de agosto o Planetário abrigará uma exposição sobre a cultura japonesa, com quadros de mangá, e exibirá a sessão de cúpula (projeção do céu estrelado com animações) “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa”, aos sábados e domingos, em cinco horários. O número de vagas para cada exibição é de 120 pessoas e os ingressos são retirados no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil. E no Bosque 1 haverá uma tenda astronômica, onde banners contarão a origem do universo e o que as teorias preveem para o futuro, abordando a brevidade do ser humano frente à existência do cosmos, assim como as cerejeiras têm um curto tempo de florada.

É nesta época de inverno que cerca de 4.000 árvores rosadas floreiam, se espalhando por todo o parque. As cerejeiras são um símbolo do Japão e tornaram-se a marca dos descendentes nipônicos que vivem na região de Itaquera. Todos os anos a comunidade tem a tradição de realizar o “Hanami”, que consiste em se sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. Por fim, quando os ventos da região sopram, as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

Em outra área do parque, a celebração segue com apresentações culturais, como danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade. O público também poderá saborear diversos pratos típicos japoneses. Para quem desejar, há estacionamento com acesso livre no local.

Além dos dias de Festa, o Hanami 2022 e o 2ª Tanabata (Festival das Estrelas) podem ser conferidos no parque todas as sextas-feiras de agosto, das 12h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com gastronomia e venda de mudas de cerejeiras.

De forma totalmente gratuita, o evento estará aberto à apreciação do público na sexta-feira (5/08), das 12h às 17h, e no sábado e domingo (6 e 7/08), das 9h às 17h, pela entrada 3 do parque. Mais informações sobre a comemoração, podem ser conferidas na página da Festa no Facebook: https://www.facebook.com/festadascerejeirasparquedocarmo/.

Ligação do Parque do Carmo com a cultura japonesa

O Parque do Carmo está localizado em Itaquera, região que já foi um reduto nipônico na capital: nos anos 1960 eram ao menos 22 famílias, a maioria empenhada na agricultura, que girava a economia do bairro na época. A localidade também abriga o maior número de descendentes de japoneses da província de Okinawa no Brasil; são mais de 500 famílias, de acordo com dados da associação de “okinawanos” do bairro.

Para além da Festa das Cerejeiras, a área verde contempla outros aspectos ligados diretamente à cultura japonesa, como o Monumento dos 100 anos da Imigração Japonesa que contou com a presença da Princesa Norinomiya na inauguração do símbolo, a realização de diversos plantios e visitas ilustres como a Princesa da Associação das Cerejeiras do Japão Emiko Kondo, o príncipe Naruhito e cônsules-gerais do país que atuaram no Brasil durante os últimos anos.

Confira a programação:

Dia 5/8, das 12h às 17h:

No Planetário:

– Exposição temporária “Cultura Japonesa”.

– Gastronomia típica.

No Bosque 1:

– Tanabata;

– Florada de Sakura;

– Gastronomia típica;

– Manifestações artísticas;

– Tenda astronômica do Planetário.

Dias 6/8 e 7/8, das 9h às 17h:

No Planetário:

– Exposição temporária “Cultura Japonesa”.

– Gastronomia típica.

– Sessão especial “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa” nos seguintes horários: 10h, 11h30, 13h, 14h30 e 16h.

No Bosque 1:

– Florada de Sakura;

– Gastronomia típica;

– Manifestações artísticas;

– Tanabata;

– Tenda astronômica do Planetário;

– Observação solar com telescópios e filtros.

Aos sábados e domingos, a partir do dia 13/8 até 31/8, continuaremos exibindo a sessão “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa” em dois horários: 10h às 11h e 16h às 17h.

Serviço:

42ª Festa das Cerejeiras

Data: 5, 6 e 7 de agosto de 2022

Horário: Sexta (5): 12h às 17h / Sábado e Domingo (6 e 7): 9h às 17h

Local: Parque do Carmo – Portão 3

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951

Entrada: Gratuita

Estacionamento de Carros: Portão 3

Estacionamento de ônibus de turismo: Portão do Planetário

Transporte Público: Linha 4050-10 (tarifado), saindo do Metrô Itaquera (plataforma E) até o Parque do Carmo (portão 1).

Compartilhar:

  • Data: 03/08/2022 01:08
  • Alterado:03/08/2022 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SVMA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados