Exposição na pinacoteca recebe artista italiana
Maria Bonomi visita exposição Roberto Gyarfi: Mestre Impressor na Pinacoteca de São Caetano; O mestre impressor Antonio Retamero acompanhou a visita
- Data: 14/02/2014 09:02
- Alterado: 14/02/2014 09:02
- Autor: Paula Fiorotti
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Ao lado de Sonia Maria Franco Xavier, presidente da Fundação Pró-Memória, Neusa Schilaro Scaléa, coordenadora da Pinacoteca, integrantes da equipe da instituição, e Roberto Gyarfi, a artista, que além de gravadora, é escultora, pintora, cenógrafa, professora, muralista, figurinista e curadora, circulou pelos espaços da Fundação Pró-Memória, e conheceu ainda o ateliê pedagógico da instituição e a Casa de Vidro, espaço onde está sendo realizado o projeto Ateliê Experimental de Técnicas de Artes Gráficas com o mestre impressor Roberto Gyarfi.
A artista está no Brasil desde 1946 e, atualmente, é o maior nome da gravura no Brasil. Gyarfi e Maria Bonomi conheceram-se em 1970 e trabalharam juntos durante 40 anos. O convite para visitar a mostra partiu de Gyarfi, que fez questão de que sua orientadora conferisse de perto parte de seu trabalho exposto na Pinacoteca. “É uma exposição de altíssimo nível e muito didática. Por meio desta mostra, é possível ter um contato pleno com a litografia, de várias épocas e em suas diferentes tendências artísticas”, afirmou Maria. “A Pinacoteca está fazendo um ato de reverência ao trabalho de Gyarfi, uma reverência ao ato de conservar tudo isso, um trabalho de testemunho e resgate”, finalizou.
“Foi uma honra receber a visita de Maria Bonomi. Sua opinião é um incentivo para que continuemos a realizar outros projetos deste mesmo nível na região do ABC. Ela nos sinaliza que estamos no caminho certo”, disse a coordenadora da Pinacoteca.