Santo André Cultura

Exposição na Casa do Olhar comemora centenário de Luiz Sacilotto

Mostra Sacilotto em Movimento abre programação comemorativa que deverá acontecer durante o ano

  • Data: 20/04/2024 13:04
  • Alterado: 20/04/2024 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
exposicao

Exposição na Casa do Olhar comemora centenário de Luiz Sacilotto

Crédito:Divulgação

Nesta segunda-feira (22), às, 11h, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto realiza a abertura da exposição “Sacilotto em Movimento”, que homenageia o artista visual que dá nome ao espaço e abre as comemorações do seu centenário. Justamente neste dia 22, Sacilotto completaria 100 anos de idade.

A mostra, que tem curadoria de Reinaldo Botelho, coordenador da Casa do Olhar, faz uma abordagem biográfica do artista, destacando também o vínculo e as relações sociais, artísticas e culturais de Luiz Sacilotto com a cidade de Santo André. A exposição “Sacilotto em Movimento” pode ser conferida até o dia 29 de junho, na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414 – Centro).

A abertura oficial da exposição dá início à programação do projeto Sacilotto 100 (SCLTT100) que acontecerá ao longo deste ano com atividades como uma residência educativa no IAC (Instituto de Arte Contemporânea), uma exposição multimídia no Sesc Santo André, o roteiro “Conversas e Percursos” guiados por suas obras públicas, uma mostra retrospectiva no MAC (Museu de Arte Contemporânea) na USP e o lançamento do catálogo geral de sua obra, organizado pela Almeida & Dale, além de outras exposições, seminários, cursos, vídeos e um hotsite que será lançado em breve.

Luiz Sacilotto foi um pintor, desenhista e escultor brasileiro, pioneiro do concretismo, aclamado mundialmente pela importância de sua obra. O artista ocupa um espaço ímpar na história da arte brasileira: sua pesquisa, marcada pela abstração geométrica e pelo uso inovador de formas e cores, contribuiu de maneira fundamental para a consolidação da arte abstrata no brasil. Ao longo de sua carreira, Sacilotto desenvolveu uma linguagem singular, influenciando gerações e contribuindo pra a afirmação da identidade artística nacional.

A mostra “Sacilotto em Movimento” traz estudos preparatórios, documentos históricos pessoais e institucionais, obras em papel, pinturas e objetos tridimensionais criados pelo artista entre o final da década de 20 e meados da década de 80. Os 125 itens expostos são organizados por núcleos, com destaque para os núcleos atelier, composto por estudos de pigmentos, estantes de livros e objetos de trabalho do artista, e o audiovisual, com depoimentos e entrevistas concedidas por Luiz Sacilotto.

O projeto Sacilotto 100 é apoiado pela família Sacilotto, pelo IAC – Instituto de Arte Contemporânea, pela Galeria Almeida & Dale, pelo MAC USP, pela UFABC e é realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André.

Arte Postal – Uma exposição de Arte Postal, que acontece na casa Âmbar de Cultura desde o dia 20 de abril, também homenageia o 100º aniversário do artista Luiz Sacilotto.

A mostra, que tem organização e curadoria de Marcia Rosenberger, é composta por obras originais em diversas linguagens como pintura, desenho, colagem, fotografia, gravura e arte digital, vindas de 33 países como Argentina, Áustria, Canadá, Finlândia, Grécia, Japão, Macedônia, Polônia, Taiwan, Turquia, Uruguai entre outros. São mais de 160 artistas participantes com quase 300 obras.

Os trabalhos foram enviados pelo correio para a artista visual e idealizadora do projeto Márcia Rosenberger, que convidou os artistas a por meio de sua rede social e do seu mailling.

A exposição é itinerante, pode ser visitada na Casa Âmbar (Rua Porto Rico, 5 – Parque das Nações) mediante agendamento, até 25 de maio, e depois seguirá para o ateliê Coletivo 308 em Guarulhos, com abertura em junho deste ano.

Serviço:

Exposição Sacilotto em Movimento

Abertura: 22/4/24 (segunda)

Horário: 11h

Visitação: 23 de abril a 29 de junho

De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 10h às 15h

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

Gratuito

Compartilhar:

  • Data: 20/04/2024 01:04
  • Alterado: 20/04/2024 01:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados