Show Stanley Clarke
Um dos maiores baixistas do mundo, além de compositor, maestro e arranjador, Stanley Clarke foi quem desenvolveu e popularizou a linguagem do baixo elétrico no jazz. Influenciado pelo funk de Larry Graham, baixista de Sly Stone, ele adaptou a técnica de Graham à complexidade do jazz, criando o estilo que até hoje é a maior […]
- Data de publicação: 31/08/2015 14:08
- Ultima alteração: 30/08/2023 11:08
- Estabelecimento: Bourbon Street Music Club
- Endereço: Rua dos Chanés 127 SP
Crédito:
Um dos maiores baixistas do mundo, além de compositor, maestro e arranjador, Stanley Clarke foi quem desenvolveu e popularizou a linguagem do baixo elétrico no jazz.
Influenciado pelo funk de Larry Graham, baixista de Sly Stone, ele adaptou a técnica de Graham à complexidade do jazz, criando o estilo que até hoje é a maior influência para os jazzistas que tocam baixo elétrico. Além disso, inventou duas variantes do instrumento, o piccolo (afinado uma oitava acima do baixo comum) e o tenor (afinado 1/4 de oitava acima do normal).
Nos anos 70 ele formou com o pianista e tecladista Chick Corea uma das bandas mais importantes do jazz fusion, Return to Forever, com a qual ganhou o Grammy e dois discos de ouro. Com o fim do grupo, lançou carreira solo, tornando-se o primeiro baixista de jazz a fazer turnês mundiais e a receber discos de ouro.
Em 1981, em parceria com o tecladista George Duke, atingiu o “top 20” da parada pop com a música “Sweet Baby”. Clarke trabalhou também com Jeff Beck, New Barbarians e no supergrupo The Rite of Strings. Nos últimos anos ele vem ainda participando de esporádicos reencontros do Return to Forever.
Desde 1985 Clarke passou também a compor e gravar trilhas sonoras para dezenas de filmes e seriados de televisão. “Boys ‘N’ the Hood” e “What’s Love Got to Do With It” são alguns filmes que levaram sua marca sonora.
Datas:
Data Inicial:
03/09/2015 21:30
Data de finalização:
01/01/1970 00:00