São Paulo
Evento

Exposição - Doenças negligenciadas

Nessas férias, descubra a importância do Instituto Butantan no combate e prevenção de enfermidades como leptospirose, esquistossomose e doença de Chagas

Evento

  • Estreia

    ESTREIA:
    17/12/2025 10:00

  • Encerramento

    ENCERRAMENTO:
    31/01/2026 17:00

  • Cidade

    CIDADE:
    São Paulo-SP

  • Estabelecimento

    ESTABELECIMENTO:
    Parque da Ciência Butantan

Crédito: Divulgação

Com 20 painéis expositivos, a mostra tem o objetivo de levar o visitante a uma imersão no acervo histórico do MUSPER e nos estudos conduzidos por pesquisadores do Butantan sobre três doenças negligenciadas. Além disso, a exposição apresenta exemplos concretos que demonstram a importância da comunicação realizada por instituições como o Instituto para conscientizar a população. A proposta é dar visibilidade às doenças negligenciadas e explicar como saneamento, educação e pesquisa são essenciais no combate a essas enfermidades, além de mostrar como o Instituto Butantan se insere nesse contexto de pesquisa, ensino e prevenção — um convite para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em saúde pública e ciência.

A mostra também oferece uma forma divertida e interativa de aprender sobre leptospirose, esquistossomose e doença de Chagas. Entre as atrações, estão uma parede tátil de pau-a-pique, que reproduz o ambiente do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas; uma lagoa lúdico-pedagógica, que simula o ciclo da esquistossomose; e um chão de lama artificial, que recria uma enchente e evidencia a presença das leptospiras, bactérias presentes na urina de ratos e causadoras da leptospirose.

Exposição -Doenças negligenciadas
Divulgação

Ao percorrer a mostra, o público também se depara com um poema da curadora, que traduz a atmosfera da exposição. Nos versos, a pesquisadora ressalta como saneamento, diagnóstico e tratamento, junto com educação e ciência, atuam em conjunto na prevenção e conscientização sobre essas doenças. A exposição ainda incorpora o conceito de “Uma Só Saúde”, ao propor uma reflexão sobre a interação entre saúde humana, animal e ambiental para prevenir, tratar, educar e divulgar informações essenciais sobre doenças negligenciadas.

Datas

  • Estreia
  • Estreia: 17/12/2025 10:00

Adicionais:

  • 29/01/2026 10:00
  • 30/01/2026 10:00
  • 31/01/2026 10:00
  • Encerramento
  • Encerramento: 31/01/2026 17:00

Local

  • Local
  • Estabelecimento: Parque da Ciência Butantan
  • Endereço
  • Endereço:
  • Av. Vital Brasil, 1.500
  • Butantã
  • São Paulo-SP

Informações

  • Informações
  • Gênero: Exposição
  • Classificação: Livre
  • Detalhes:

Ingressos

  • Ingressos
  • Valores: